9.7 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraCerveira: Teatro e gastronomia cruzam-se no espetáculo ‘Fogo Lento’

Cerveira: Teatro e gastronomia cruzam-se no espetáculo ‘Fogo Lento’

O Cineteatro de Cerveira recebe, esta sexta-feira e sábado, o mais recente espetáculo das Comédias do Minho, ‘Fogo Lento’. Este projeto nasceu da vontade de investigar as camadas de história dos nossos hábitos culinários quotidianos, e cujos ‘ingredientes’ contribuíram para vencer a terceira edição da Bolsa de Criação Isabel Alves Costa. Sessões têm início às 21h30 e são de entrada livre.

Com direção artística de Costanza Givone, “num tempo em que os nacionalismos ganham poder e as pessoas se refugiam em “grupos exclusivos” definidos pela identidade cultural e religiosa, investiga-se os conceitos de “tradição” e “identidade cultural” a partir de algo que faz parte do nosso quotidiano, que nos une e nos orgulha: a culinária”.
De acordo com a sinopse da história: “Há um jantar para ser cozinhado, há uma mulher italiana e um homem português, há uma mesa e há conceitos como identidade ou tradição que precisam de ser descascados e cozinhados em lume brando para se apurar o seu sentido”. O intuito passa por “desvendar lentamente as camadas que os nossos hábitos culinários quotidianos escondem. Viajar do particular ao universal: dum conflito em família ao redor da confeção de um jantar, até aos significados e às memórias mais antigas que este conflito contém”.
Numa iniciativa conjunta das Comédias do Minho, do FIMP e do Teatro Municipal do Porto, o projeto ganhou a Bolsa Isabel Alves Costa e estreou a 20 de outubro de 2018 no Teatro do Campo Alegre no contexto do FIMP – Festival Internacional de Marionetas do Porto. Encontra-se neste momento em circulação no Vale do Minho até fevereiro de 2019.
A ‘Vila das Artes’ acolhe duas sessões de ‘Fogo Lento’, agendadas para esta sexta-feira e sábado, dias 18 e 19 de janeiro, às 21h30, no Cineteatro de Cerveira, com entrada livre.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares