O Município de Vila Nova de Cerveira deu início à primeira fase da remodelação da rede de iluminação pública no concelho, que passará a utilizar tecnologia LED. A intervenção está a ser efetuada nas freguesias de Sapardos, Mentrestido, Candemil, Gondar e os dois polos industriais.
Com um investimento na ordem dos 200 mil euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários, a intenção da autarquia cerveirense resultará na substituição, até ao final do ano, de 900 luminárias incandescentes por LED nas localidades mais distantes do centro da vila e nas zonas industriais. Concluída esta etapa, o objetivo é ampliar esta ação a todo o concelho recorrendo às verbas disponibilizadas pelo Portugal 2020 para a eficiência energética.
O edil cerveirense sublinha uma medida que promove o desenvolvimento sustentável e a ecoeficiência, com os consequentes resultados positivos a nível económico, social e ambiental. “A poupança de recursos previstos irá possibilitar a concretização de novos investimentos ou a atribuição de novos benefícios através das políticas sociais”, assegura Fernando Nogueira.