É mais uma tentativa para devolver o Castelo de Cerveira à população. A autarquia cerveirense acaba de solicitar à Direção Geral de Tesouro e Finanças a abertura formal do procedimento para a cedência de exploração do conjunto formado pelo Castelo e pelas antigas instalações da Pousada D. Dinis.
O objetivo é a cedência da exploração, a título oneroso, pelo prazo de 30 anos, daqueles espaços, no qual pretende implementar um ambicioso projeto de reconversão para fins culturais e sociais.
“Queremos que o Castelo seja devolvido à economia local e á população para lhe ser conferido o esplendor e a dignidade que merece, integrando este símbolo da nossa identidade local na modernidade que a partir de hoje podemos oferecer a quem nos visita”, sublinhou o autarca Fernando Nogueira. Em causa está o castelo com origens no século XIII, mandado construir pelo Rei Dom Dinis, classificado como monumento nacional onde até finais de 2008 funcionou a pousada com o mesmo nome.
Desde então, tanto o anterior executivo municipal como o atual têm tentado ultrapassar o impasse, face a várias manifestações de interesse de promotores privados e, como forma também de travar o estado de degradação do imóvel.