Procurando oferecer o melhor acompanhamento à população idosa mais isolada do concelho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a proceder à substituição da pulseira/colar associada ao Serviço de Teleassistência por uma solução mais eficiente materializada numa aplicação móvel.
O telemóvel “True-Kare” permite aos utilizadores usá-lo nas suas rotinas diárias sem comprometimento da segurança e bem-estar. Para acionar o sistema apenas têm de carregar numa tecla de alerta pré-definida, de forma a obterem assistência imediata por um serviço de atendimento 24 horas por dia. A chamada é atendida exclusivamente por profissionais de saúde que já dispõem do perfil e ficha do utente associado, nomeadamente condições básicas de saúde (medicação, alergias, hipertensão…), localização (morada, familiares e vizinhos mais próximos…) e contactos diferenciados em caso de urgência para posterior reencaminhamento.
Os novos dispositivos móveis estão a ser entregues aos 30 idosos identificados pelos Serviços Municipais de Intervenção Social da autarquia cerveirense sem qualquer custo económico, uma vez que todos os encargos financeiros serão suportados pelo Município.
O objetivo no futuro é alargar o Serviço de Teleassistência TCare Alerta – True-Kare a mais idosos necessitados, sendo que potenciais interessados na adesão podem contactar a junta de freguesia e/ou a Câmara Municipal, para análise técnica de preenchimento de requisitos
Cerveira: autarquia atualiza Serviço de Teleassistência
