Caminha festejou ontem o 44º aniversário da revolução de Abril com vários momentos protocolares que se iniciaram com o hastear da bandeira na Praça da república em Vila Praia de Âncora.
As comemorações continuaram na sede do concelho onde se realizou também a habitual cerimónia de hastear da bandeira em frente aos Paços do concelho, na qual participaram, para além dos eleitos, os Bombeiros de Caminha, a Banda Musical Lanhelense e populares.
Finda esta cerimónia, realizou-se uma sessão solene da Assembleia Municipal (AM) no Teatro Valadares.
Como é habitual usaram da palavra os representantes dos diversos partidos com assento na AM, tendo a primeira intervenção ficado a cargo de Celestino Ribeiro, em representação da CDU.
O deputado comunista iniciou a sua intervenção citando o poeta e cantor brasileiro Chico Buarque um dos muitos que há 44 anos atrás felicitaram Portugal e os Portugueses pela conquista da liberdade.
Seguiu-se a intervenção da representante da bancada do PSD pela voz da vereadora Liliana Silva falar.
A vereadora começou por destacar o papel da mulher no antes e no pós 25 de abril, e alertou para o perigo dos valores de abril se estarem a perder.
Em representação do PS, a deputada Paula Aldeia iniciou o seu discurso com o célebre poema de Ari Dos Santos, “As Portas que Abril Abriu”.
Seguiu-se a intervenção do Presidente da Câmara de Caminha. Miguel Alves destacou o papel fundamental das autarquias enquanto garante dos ideais de Abril. Defendeu uma reforma administrativa do Estado e uma maior descentralização de competências da Administração Central para as autarquias.
O presidente da Câmara lembrou uma vez mais a difícil situação financeira da Câmara de Caminha e apelou uma vez mais aos partidos com assento parlamentar da AM para, em conjunto, apresentarem um pacto de ação financeira que contribua para resolver os problemas.
A encerrar os discursos o Presidente da Assembleia Municipal, Luís Mourão , recordou que a Jornada de Abril lançou Portugal e os portugueses na mais extraordinária aventura que um povo pode viver.
As comemorações de Abril no concelho de Caminha terminaram com o espetáculo “Ary, O Poeta das Canções – 80 anos”, que teve no Cine Teatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora.