16.4 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 9 Maio, 2025
spot_img
InícioNotíciasCulturaCascais acolhe exposição da Coleção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira

Cascais acolhe exposição da Coleção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira

Assinalando os 40 anos da Bienal Internacional de Arte de Cerveira, o Centro Cultural de Cascais mostra, a partir desta sexta-feira, escultura, pintura e fotografia de Helena Almeida, José Rodrigues, Pedro Calapez, Pedro Cabrita Reis, Ângelo Sousa e Álvaro Lapa, entre outros autores consagrados e emergentes.

 

Trata-se de uma antologia que apresenta obras de mais de 30 criadores, que integram a coleção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, que poderá ser visitada até 31 de março.

Numa referência a esta antologia, o presidente da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Fernando Nogueira, realça que esta exposição “afigura-se um manifesto (…) que convida a uma reaproximação histórica e física, no seio do panorama artístico português e internacional das últimas quatro décadas”.

“A Bienal Internacional de Arte de Cerveira é visionária, tem aberto portas a novos criadores, descentralizando os eventos de arte, sendo fundamental para aproximar um universo, que alguns ainda julgam ser apenas para usufruto elitista, da população em geral. É este espírito de querer arriscar, de partilha e de valorização da Cultura que também carateriza Cascais”, destaca Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Com curadoria de Luísa Soares de Oliveira, a mostra decorre no âmbito da programação do Bairro dos Museus de Cascais e na sequência de uma colaboração entre a Fundação Dom Luís I e a Fundação Bienal de Arte de Cerveira.

“Esta exposição é o ponto de partida de uma viagem que se prolonga até Vila Nova de Cerveira, de 10 de agosto a 23 de setembro, na XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, onde a produção artística contemporânea, a experimentação, e a atividade expositiva como meio de reflexão sobre a cultura visual contemporânea têm lugar cativo”, acrescenta Fernando Nogueira. A iniciativa conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares