21.4 C
Caminha Municipality
Domingo, 14 Julho, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Vila fechada mais um sábado para nova corrida

Caminha: Vila fechada mais um sábado para nova corrida

A vila de Caminha vai estar fechada ao trânsito mais um fim de semana, para a realização de mais uma prova desportiva.

A VIII Meia Maratona Sunset de Caminha, organizada pela Associação Triatlo de Caminha em parceria com a Câmara Municipal, realiza-se já no próximo sábado, 15 de Junho, fechando o acesso pela estrada nacional à vila e condicionando o trânsito em toda a orla costeira, de Seixas a Vila Praia de Âncora.

A suspensão temporária de trânsito na Estrada Nacional 13 acontece entre as 17h45 e as 21h30.

Das 17h45 às 19h15, desde a rotunda “do Remo” até Seixas (entroncamento da Rua Arquiteto Ventura Terra), e das 18h15 às 21h30, desde a rotunda “do Remo” até à rotunda de acesso à A28, em Vila Praia de Âncora.

O acesso e saída das praias, de Seixas a Vila Praia de Âncora fica assim interdito durante várias horas, num sábado, afetando moradores, comerciantes, turistas e visitantes, assim como o acesso à vila para, por exemplo, jantar nos restaurantes de Caminha.

Também será condicionado o trânsito na Rua São João e Praça Conselheiro Silva Torres durante todo o dia (entre as 8h e as 21h30) e no Largo Bento Coelho (entre as 17h45 e as 21h30).

Todos estes cortes e condicionamentos afetarão também o estacionamento na vila de Caminha no próximo sábado. Recorde-se que no último Triatlo Longo de Caminha, a Rua da Corredoura, que ainda não tinha as floreiras colocadas (retiradas em Março pela Câmara Municipal), esteve “atolhada” de carros, impedindo o acesso e saída de casas e garagens durante praticamente todo o dia. Entretanto as floreiras já foram recolocadas, o que vai impedir este estacionamento desenfreado. Perguntámo-nos qual será a próxima alternativa criativa para estacionar no concelho de Caminha no sábado 15 de Junho.

Corredoura 1 1
Rua da Corredoura, Caminha no dia 18 de Maio às 14h30
Corredoura 2 2
Rua da Corredoura, Caminha no dia 18 de Maio às 14h30

Este fim de semana coincide com um feriado em Lisboa (13 de Junho, dia de Santo António) que é aproveitado, juntamente com o 10 de Junho, para umas mini férias no nosso concelho para muitos lisboetas com segunda habitação em Caminha/Moledo e não só.

Para um concelho que tanto aposta no turismo, questiona-se porque a época alta apenas serve o propósito de uma associação, neste caso a ATL – Associação de Triatlo de Caminha, em prejuízo de empresas e munícipes.

Recorde-se que a vereadora da oposição Liliana Silva (OCP) sugeriu, na última reunião de câmara, passar as provas desportivas para meses com menos turistas, combatendo assim os efeitos da sazonalidade no concelho de Caminha. Nessa mesma reunião, o presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, nada disse acerca da sugestão da vereadora.

Propostas com erros a aprovação em reunião de câmara, avisos e mais avisos (também com erros)

Apesar da Câmara Municipal ter no seu quadro de pessoal diversos técnicos para elaboração de documentos e propostas, são sucessivos os erros nestes documentos.

A proposta que foi aprovada na última reunião de Câmara, “Condicionamentos de Trânsito e Estacionamento – VII Meia Maratona Sunset 2024”, referia na alínea 5, a “suspensão temporária de trânsito automóvel na EN13, no troço compreendido a norte, pela rotunda junto ao posto náutico do Sporting Club Caminhense na UF de Caminha e Vilarelho, e a sul num ponto cerca de 100 metros a norte da rotunda de acesso à autoestrada A28, na freguesia de V.P. Âncora, entre as 18:15h e as 21:30h do dia 17 de junho do corrente ano.”

PROPOSTA 12

Ora, a prova realiza-se no dia 15 de Junho. Será que vão cortar o acesso à vila também no dia 17 de Junho, das 18:15h às 21:30h?

Aviso 1
Aviso de 11 de Junho

Também foi emitido e distribuído um aviso, diferente do aprovado em reunião de câmara, no passado dia 11, de “Suspensão temporária e condicionamento de trânsito e estacionamento automóvel”.

Aviso 2
Aviso de 12 de Junho

No dia 12, foi distribuído, agora com nova imagem, um novo aviso, mas para o dia 15 de Julho.

Aviso 3
Aviso de 13 de Junho

Não satisfeitos, imprimiram e distribuíram novo panfleto, no dia 13 de Junho, desta vez com a data da prova corrigida, 15 de Junho de 2024.

Percursos Alternativos

Juntamente com o aviso de corte e condicionamento de trânsito, distribuído pelos comerciantes caminhenses e publicado na rede social Facebook, o Município de Caminha informou a população de vários percursos alternativos, para acesso e saída da vila.

Percursos Alternativos

O Jornal C – O Caminhense questionou a Infraestruturas de Portugal acerca destes cortes e condicionamentos na estrada nacional 13 e da sua legalidade, mas até ao momento não obtivemos resposta.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares