O projecto de incentivos à natalidade posto em prática no concelho de Caminha desde 2010 vai ser revisto e reformulado pelo novo executivo camarário. A informação é avançada pela vereadora responsável pelo pelouro da Acção Social. Ana São João justifica a revisão do projecto com o facto de os incentivos não estarem a ser pagos no próprio ano em que as crianças nascem, que é quando os pais têm maior despesa.
Os incentivos à natalidade foram instituídos no concelho de Caminha a partir de 2010 pelo anterior executivo camarário liderado pelo PSD. Só entre 2010 e 2011, a Câmara entregou 137 mil euros. Se os pais fossem residentes em freguesias do interior do concelho recebiam um cheque de 750 euros, se habitassem no litoral tinham direito a 500 euros por cada filho.
A autarca socialista justifica agora a reformulação do projecto colocando a ênfase na fixação da população e na criação de emprego, relegando para um segundo plano o auxílio económico, dando assim a entender que vão acabar os cheques de incentivo à natalidade.