19.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Secretário de Estado das Infraestruturas visitou obras da passagem pedonal da...

Caminha: Secretário de Estado das Infraestruturas visitou obras da passagem pedonal da Travessa do Teatro em V. P. de Âncora

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, acompanhado do Presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, visitou, na companhia do Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves e do presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Carlos Castro, as obras de construção da passagem inferior pedonal da Travessa do Teatro, em Vila Praia de Âncora, que permitirão o atravessamento da linha em segurança entre a rua 31 de Janeiro e a Avenida Doutor Ramos Pereira, junto à praia. Esta obra nasceu do anseio da população e da exigência de Miguel Alves, aquando do lançamento da empreitada de eletrificação e modernização da Linha do Minho pelo atual Governo e tem avançado, de forma meticulosa, nos últimos meses, estando agora apta a entrar numa nova fase de construção.

Para o edil de Caminha, “esta obra é um símbolo forte da vontade do povo de Vila Praia de Âncora que, mesmo quando os poderes públicos desistiram, não deixou de lutar para que existisse uma passagem para peões junto ao Parque Ramos Pereira. Esta é uma empreitada tecnicamente complexa, que tem avançado lentamente por causa da compactação e características da rocha, pela proximidade das habitações e pelo contexto da ferrovia mas que agora se aproxima do momento decisivo em que a linha vai ser suspensa, para poder ser perfurado o seu subsolo”.

De facto, no local pode ser visto que as escadarias nascente e poente estão praticamente concluídas e que o trabalho de sustentação da linha está garantido, esperando-se que a intervenção sob a linha possa iniciar-se já este fim-de-semana. A obra em curso na Travessa do Teatro tem o valor aproximado de 500 mil euros e está incluída na empreitada de Modernização da Linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença que se iniciou no verão de 2018. Para Miguel Alves, “a satisfação de termos uma linha mais moderna, mais limpa e mais segura, só é superada pelo cumprimento da promessa que fizemos a todos os ancorenses de que esta passagem seria uma realidade”.
As obras de Modernização da Linha do Minho são uma empreitada da Infraestruturas de Portugal e decorrem já há dois anos no concelho de Caminha com a colocação de catenárias ao longo da travessia, a impermeabilização do túnel de Caminha, o rebaixamento de linha em alguns pontos delicados, a construção de uma passagem superior em Moledo e uma difícil intervenção na ponte sobre o rio Coura, para além da construção desta passagem pedonal e modernização do apeadeiro de Vila Praia de Âncora, junto à zona central da vila mais populosa do concelho.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares