O Rotary Club de Caminha está a desenvolver, com a colaboração do Baldio de Riba de Âncora, Câmara Municipal de Caminha e Junta de Freguesia de Riba de Âncora, o projeto Florestar, Criar Esperança que visa fundamentalmente chamar a atenção para a preservação da floresta, a sua sustentabilidade e o seu contributo para o equilíbrio ambiental, a manutenção dos recursos hídricos e o combate às alterações climáticas.
Durante 3 anos plantar-se-ão 6 hectares de um espaço florestal agora totalmente invadido, após o incêndio florestal de 2016, pelas invasoras austrália longifólia e áquea. Este ano plantaremos no próximo dia 1 de dezembro cerca de 4 hectares com mil carvalhos.
Nesta jornada estarão mais de 100 pessoas: população de Riba de Âncora e freguesias vizinhas e rotários dos clubes do distrito de Viana do Castelo. Além das individualidades organizadoras, confirmaram já a presença Tiago Brandão, Presidente da Comissão Parlamentar do Ambiente e Energia, Governador do Distrito Rotário 1970.
A ação de plantação vai realizar-se nos “Sete Caminhos”, em Riba de Âncora, no dia 1 de dezembro (sexta-feira), com o seguinte programa:
9:30 horas – concentração junto aos 7 Caminhos; distribuição das árvores e plantação das mesmas
12:30 horas – Finalização das plantações; deslocação para o Forno Comunitário para almoço;
15:00 horas – Continuar a plantação e visita (a pé), desde os 7 caminhos ao curral do Rego Grande (15 minutos ida e 15 minutos volta)
17:30 horas – Fim da Jornada (o pôr-do-sol é às 17:04 h).