Na sequência da empreitada levada a cabo na Escola Sidónio Pais, a Câmara de Caminha informa que, no próximo dia 20 de abril, irão decorrer trabalhos de remoção de placas de fibrocimento, no denominado Pavilhão N.
Os trabalhos decorrerão durante todo o dia, por técnicos certificados, sendo a intervenção devidamente monitorizada, não envolvendo praticamente riscos. A intervenção foi coordenada entre a Câmara e o Agrupamento de Escolas e decorrerá no âmbito do plano previamente traçado e da empreitada de requalificação da Escola Secundária Sidónio Pais, um investimento da ordem dos 3,5 milhões de euros.
O trabalho a executar consiste na remoção da cobertura em fibrocimento no Pavilhão N e, para tal, foi necessário aprovar junto da ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho, um plano de remoção, conforme estipulado na respetiva legislação, sendo que este trabalho será também supervisionado pelo próprio ACT.
Os técnicos que vão executar a intervenção estão certificados para tal, sendo acompanhados por um laboratório também certificado, que irá efetuar a medição da qualidade do ar, antes, durante e depois da remoção, e inclusivamente dos próprios trabalhos que estarão a ser executados.
Em condições normais, os riscos são mínimos ou praticamente inexistentes, face aos requisitos extremamente rígidos impostos pela legislação e pelo próprio ACT, cuja autorização é obrigatória. Os elementos removidos serão imediatamente envolvidos em material isolante e levados para aterro autorizado a receber resíduos deste tipo.
Trata-se de um trabalho completamente escrutinado e supervisionado, ressalvando-se que, segundo informações técnicas mais específicas, só a exposição prolongada poderá acarretar algum tipo de risco para as pessoas, o que efetivamente não é o caso, nem pela quantidade nem pelo período de intervenção.
Nesse período de intervenção a Escola encontrar-se-á encerrada à comunidade educativa, por questões de mera prevenção.
De realçar que, a cantina que tem laborado no âmbito do apoio da Câmara Municipal a alunos carenciados, às Corporações de Bombeiros Voluntários de Caminha e de Vila Praia de Âncora e de apoio social, deixará de confecionar, no dia 20 de abril, as referidas refeições, sendo as mesmas asseguradas pela cantina da Escola Básica e Secundária de Vila Praia de Âncora.