Depois de há um ano se ter deslocado à Assembleia Municipal de Caminha para dar conta da falta de condições da paragem de autocarros junto à Escola EB 2,3/S de Caminha, a aluna Isabel Mendonça, agora a frequentar o 12º ano, voltou a alertar para a situação.
Desta vez a aluna optou por enviar uma missiva à vereadora Liliana Ribeiro, responsável pelo pelouro da educação na Câmara de Caminha.
Na carta endereçada à responsável pelo pelouro, a aluna Isabel Mendonça chama a atenção para a necessidade de uma renovação no abrigo de passageiros que neste momento, como sublinha não apresenta condições. Outro dos aspetos que a aluna fez questão de salientar, prendes-e com a localização da paragem.
“Esta paragem não apresenta as condições necessárias para abrigar todos os alunos que têm de apanhar os autocarros Para além disso, a sua localização não é a ideal, pois os autocarros, na hora de ponta, colocam-se no seu lado direito e, obviamente, isto poderá resultar em acidentes”, explica.
Como aluna daquela escola, Isabel Mendonça diz sentir esta situação da paragem de autocarro, “como um obstáculo, quer pelo facto de a paragem se situar à beira da estrada, quer pela falta de espaço para abrigar todos os/as alunos/as. Os alunos/as precisam de estar em segurança e protegidos da chuva, do vento, e do fumo dos fumadores. Estando um elevado número de utilizadores num espaço tão pequeno não temos outra opção senão a de ficar molhados, com frio e sujeitos ao fumo dos fumadores e até a sermos vítimas de um acidente. Portanto, o que proponho é que este espaço seja renovado de forma a assegurar o abrigo, proteção e segurança dos/as alunos/as desta escola. A opção poderia, por exemplo, ser uma cobertura com material resistente junto ao passeio onde os autocarros estacionam”, sugere.
Como referimos, esta foi uma preocupação que a aluna teve oportunidade de expor numa Assembleia Municipal realizada em dezembro de 2022. Na altura foram feitas diversas promessas mas a verdade é que um ano se passou e tudo continua na mesma.