Caminha é o 17º concelho português que regista uma maior recuperação de preços no imobiliário, depois da profunda crise que atingiu o país. A informação foi revelada, hoje, pela autarquia caminhense com base numa notícia do semanário Expresso que publicou recentemente uma short-list de 18 municípios.
Nas melhores performances de saída da crise económica e imobiliária, Caminha é o único concelho do distrito a integrar esta seleção, que o jornal baseia num estudo do Confidencial Imobiliário, que reuniu informação das 400 mediadoras imobiliárias de todo o país.
De acordo com o estudo do Confidencial Imobiliário, divulgado pelo jornal Expresso, o concelho de Caminha surge na 17ª posição a nível nacional, com uma recuperação de 15%, com o preço por metro quadrado de 868 euros. Nesta short-list, o Norte apenas surge representado, além de Caminha, pelos concelhos do Porto e de Braga.
Este estudo foi realizado, como referimos, a partir da informação cedida ao semanário Expresso por quatro centenas de empresas mediadoras imobiliárias de todo o país. A partir do preço mínimo que foi atingido nos vários municípios (no 2º semestre de 2013 e no 1º semestre de 2014) a recuperação em 2016 verifica-se sobretudo nos grandes centros – de Lisboa e do Porto – assim como no Algarve. Caminha foge à regra, pela positiva, com um destacado lugar entre os concelhos do país com maior recuperação de preços no imobiliário.