As novenas em honra de Santa Rita de Cássia começam amanhã na Igreja da Misericórdia em Caminha e prolongam-se até dia 10 de agosto.
A festa realiza-se de 9 a 11 de agosto com um programa que se divide entre momento de animação e outros de fé e meditação.
O arranque das festividades está marcado para o dia 9 de agosto com a realização do Festival Internacional de Folclore que este ano reúne grupos de Portugal, Espanha, Senegal e Ucrânia. A iniciativa tem início às 22 horas na Praça Conselheiro Silva Torres.
No dia 10 de agosto, durante a manhã, haverá um encontro de concertinas e à tarde, a partir das 14 horas, um encontro de Bandas Musicais na Praça Conselheiro Silva Torres com as Bandas de Tangil e Filarmónica Vizelense.
À tarde haverá também a regata de remo “Santa Rita” que terá lugar no rio Coura, entre pontes.
À noite, depois da última novena onde será feita a bênção das rosas atua na Praça Conselheiro Silva Torres, a banda Caminhense “Non Talkers”
À meia noite haverá fogo de artifício.
No dia 11 de agosto a festa inicia-se por volta das 9 da manhã com a entrada da Banda de Música de Lanhelas, ao que se seguirá, às 10 horas, Missa Solene de Santa Rita.
Terminada a eucaristia, o andor de Santa Rita sai da Igreja da Misericórdia em direção à Igreja Matriz.
À tarde (16 horas) haverá sermão na Igreja Matriz e meia hora mais tarde terá lugar a procissão em honra de Santa Rita de Cássia.
Finda a procissão terá lugar a despedida da Banda de Música e da Fanfarra e a festa termina com um concerto musical do grupo “LP7” – Live Music Duo na Praça Conselheiro Silva Torres ao que se seguirá o fogo de artifício de fim de festa.