12.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 18 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha na lista dos concelhos com maior risco de incêndio

Caminha na lista dos concelhos com maior risco de incêndio

De acordo com um documento conjunto  do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Instituto Superior de Agronomia, Caminha é um dos municípios que faz parte da lista de duas dezenas de concelhos cujo risco de ocorrências de incêndios florestais nos próximos meses é demasiado elevado.

A notícia, avançada esta semana pelo Jornal Público, apesar de não surpreender o presidente da Câmara de Caminha não deixa de preocupar e muito.

Miguel Alves diz que a Câmara tem feito o seu trabalho mas lembra que este é um trabalho que envolve todos.

O concelho de Caminha tem muitas zonas que não arderam nos últimos anos, mas a verdade é que o combustível existe e a qualquer momento pode ser pasto de chamas.

Atendendo a esta realidade, Miguel Alves diz que é urgente que todos percebam a importância de se fazer a limpeza das zonas de floresta. A Câmara está a fazer o seu trabalho num investimento de 500 mil euros

Quanto aos particulares Miguel Alves considera que as pessoas têm percebido bem a mensagem sendo notória a limpeza dos montes e das zonas à volta das habitações.

Às portas da época mais propícia aos incêndios florestais, há áreas no país com 13% de elevada probabilidade de arder e com 23% de probabilidade de ocorrerem enormes incêndios. Em súmula, noticia o jornal Público, há 175 mil hectares no país com elevada probabilidade de arderem em 2018.

Para chegar a esta conclusão, o grupo de investigadores observou o número de anos que passaram desde o último incêndio na zona, a área queimada em 2017, e a média de área queimada anualmente nos últimos 40 anos.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares