18.6 C
Caminha Municipality
Sábado, 20 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Município obteve ano "verde" no programa Eco-Escolas

Caminha: Município obteve ano “verde” no programa Eco-Escolas

O ano letivo 2019/2020 foi um ano “verde” para o Município de Caminha, no que respeita à implementação do Programa Eco-Escolas. Quinze estabelecimentos de ensino do concelho de Caminha foram distinguidos com o Galardão Eco-Escolas. Como forma de reconhecer o empenho ao nível da educação ambiental e desenvolvimento sustentável de cada escola, é-lhe atribuída uma Bandeira Verde.

O programa Eco-Escolas é um programa internacional, que em Portugal está a ser coordenado e implementado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Destina-se a promover as boas práticas ao nível da educação ambiental, sustentabilidade e cidadania, assim como a reconhecer as ações e o trabalho desenvolvido pelas escolas na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. O programa visa ainda estimular o hábito de participação e a adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.

No concelho de Caminha, no ano letivo 2019/2020 foram galardoadas com a Bandeira Verde Eco-Escolas os seguintes estabelecimentos de ensino: Centro Escolar de Dem; Centro Escolar de Vilar de Mouros; Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Caminha; Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora; Escola Básica e Secundária Sidónio Pais; Escola EB1 Âncora – Lage; Escola EB1 de Cruzeiro – Moledo; Escola EB1 de Perafita – Lanhelas; Escola EB1 de Vilarelho; Escola EB1/JI Caminha; Escola EB1/JI Cruzeiro – Seixas; Escola EB1/JI de Loução – Venade; Jardim de Infância de Igreja Âncora; Jardim de Infância de Moledo e Jardim de Infância de Vila Praia de Âncora.

O concelho de Caminha não arrecadou apenas o galardão Eco-Escolas. O Agrupamento de Escolas Sidónio Pais foi também distinguido como um dos Agrupamentos 100% Eco-Escolas. A escola EB1 de Âncora Lage arrecadou o 3º prémio no Desafio Póster Eco-Código, tendo obtido como prémio o saco eco-escolas, que engloba um disco externo, uma vista de estudo, coletes e um kit Faber Castell. O Município de Caminha também foi reconhecido como “Município parceiro Eco-Escolas 2020”, por ter colaborado com a implementação do programa e, ainda, recebeu um diploma no qual a Associação Bandeira Azul da Europa reconhece o esforço e o empenho do Município de Caminha, que durante o ano letivo 2019/2020 conseguiu envolver ativamente e com sucesso todas as suas escolas públicas, no Programa Eco-Escolas, apresentando uma taxa de implementação de 100%.§

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares