O Sporting Club Caminhense comemorou no passado fim-de-semana o 90º aniversário. Um dos momentos altos das comemorações aconteceu na sexta-feira, com a inauguração do Memorial ao Remador, um monumento da autoria do artista plástico caminhense Damião Porto, instalado numa rotunda da EN 13.
A cerimónia, que teve lugar no Posto náutico, foi presidida pelo Ministro da Educação e Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, que considerou ser para si um “privilégio” estar presente no aniversário do clube de remo caminhense.
Tiago Brandão Rodrigues fez questão de aludir à história do SCC, um clube que sendo de Caminha, há muito ultrapassou as fronteiras do concelho e da região.
Do ponto de vista pessoal foi com emoção que Tiago Brandão Rodrigues considerou ser impossível estar num lugar mais simbólico.
Tiago Brandão Rodrigues sublinhou ainda o “notável serviço público” que representa o SCC, “um clube com tenacidade, arrojo e resiliência só ao alcance dos verdadeiros campões, campeões do desporto mas também da vida.
Já o presidente do Sporting Club Caminhense, Pedro Fernandes, falou em “90 anos de uma história que é feita de muitas vitórias, muitos sacrifícios e muita dedicação”.
A construção de um novo Posto Náutico será o próximo grande objetivo do clube já que o atual não consegue dar resposta às necessidades.
Do lado da autarquia caminhense, o presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves destacou a importância que o clube teve e tem para o concelho, destacando a política do executivo em matéria de desporto.
Relativamente ao memorial ao remador, Miguel Alves considerou que não representa apenas “uma belíssima” obra de arte de alguém da terra que já merecia ter um exemplo do seu trabalho
As comemorações do 90º aniversário do SCC terminaram no sábado com a habitual cerimónia de entrega das faixas de campeão nacional aos atletas do clube, uma cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, ao que se seguiu um jantar gala.