9.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioRubricasO Concelho em NotíciaCaminha – Informação Municipal – 10 Jan. 2014

Caminha – Informação Municipal – 10 Jan. 2014

GEPPAV comemora 10 anos de atividade

O Grupo de Estudo e Preservação do Património Vilarmourense (GEPPAV) assinala este mês o 10º aniversário da sua fundação. Para marcar a data, agendou várias iniciativas culturais e científicas: lançamento do IV Caderno do Património Vilarmourense “Minas e mineiros em Vilar de Mouros no século XX. Exploração de estanho e volfrâmio nas concessões da Fonte Nova e Castelhão”, visita guiada ao Património Mineiro Vilarmourense, criação de um novo portal na Internet e reposição da exposição “José Porto (1883-1965). Desvendando o arquiteto de Vilar de Mouros”. Estas atividades vão decorrer nos meses de janeiro e fevereiro.

Do programa de iniciativas que vão marcar os 10 anos de atividade destaca-se, no dia 19 de janeiro, o lançamento do IV Caderno do Património Vilarmourense intitulado “Minas e mineiros em Vilar de Mouros no século XX. Exploração de estanho e volfrâmio nas concessões da Fonte Nova e Castelhão”. Este livro é da autoria de Paulo Torres Bento, Joaquim Aldeia Gonçalves, Plácido Ranha Silva Souto, Basílio Barrocas e João Arieira. É de realçar ainda que se trata de um estudo em coautoria com a geóloga Raquel Cepeda Alves, investigadora e doutoranda da Universidade do Minho. A sessão de lançamento vai decorrer às 11 horas, na sede do Centro de Instrução e Recreio Vilarmourense (CIRV). Esta edição conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha, da Junta de Freguesia de Vilar de Mouros e da Direção Regional de Cultura do Norte. Este IV Caderno visa salvaguardar a memória do labor e esforço de pretéritas gerações, bem como alertar para a importância da salvaguarda do património mineiro da freguesia de Vilar de Mouros e do concelho de Caminha.

Nesse dia, às 12 horas, vai também ser inaugurada a exposição “Famílias Vilarmourenses”. Trata-se de uma exposição retrospetiva da atividade do GEPPAV, que possibilitará a consulta presencial da genealogia a todos os que nasceram ou têm relações de parentesco na freguesia. A mostra poderá ser visitada até ao dia 2 de fevereiro, às sextas-feiras, das 15 às 19 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 13 horas e das 15 às 19 horas. Esta atividade conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e da Junta de Freguesia de Vilar de Mouros.

O GEPPAV agendou para o dia 25 de janeiro uma visita guiada ao património mineiro de Vilar de Mouros, com a geóloga Raquel Cepada Alves. A visita tem concentração marcada para as 15 horas na sede do CIRV. As inscrições são limitadas e podem ser efetuadas através do número 962750667. A visita guiada conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e da Junta de Freguesia de Vilar de Mouros.

Da programação também faz parte a reposição da exposição “José Porto (1883-1965). Desvendando o arquiteto de Vilar de Mouros”, que estará patente de 8 a 23 de fevereiro, no Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora. A inauguração da mostra terá lugar no dia 8 de fevereiro.

Para assinalar a data, o GEPPAV conta ainda com uma nova página de internet, mais atrativa e funcional, que pode ser consultada em

http://www.geppav.com/site/. No novo portal, estão disponíveis as versões digitais dos livros esgotados em papel.

Para além da nova página de internet, o GEPPAV vai arrancar com uma nova área de pesquisa – a faiança oitocentista da fábrica de cerâmica do Chelo.

Uma década de trabalho em prol do estudo e preservação do património vilarmourense

O Grupo de Estudo e Preservação do Património Vilarmourense (GEPPAV) foi fundado em janeiro de 2004, e integra uma secção autónoma do Centro de Instrução e Recreio Vilarmourense.

Desde a sua fundação que o GEPPAV se dedica à pesquisa e à produção de conhecimento sobre a história de Vilar de Mouros e dos vilarmourenses; à preservação e à defesa do património histórico da freguesia e da memória coletiva dos seus habitantes, bem como ao arquivo e à divulgação desse património.

Realização de entrevistas gravadas a vilarmourenses mais idosos; pesquisa e arquivo digital de documentação fotográfica, escrita e material relativa à história de Vilar de Mouros; inventariação do património arquitetónico, arqueológico e material da freguesia; pesquisa genealógica das famílias vilarmourenses; realização de exposições relativas aos trabalhos de pesquisa realizado; publicação dos Cadernos do Património Vilarmourense e intervenções pontuais em defesa do património ameaçado de Vilar de Mouros são as atividades regulares desenvolvidas pelo GEPPAV.

Nestes dez anos de atividade, o GEPPAV publicou vários trabalhos. Em 2003, lançou “José Porto. Desvendando o arquiteto de Vilar de Mouros”, de Paulo Torres Bento. Em 2008, publicou Cadernos do Património Vilarmourense I “Ferreiros e serralheiros vilarmourenses”, da autoria de Paulo Torres Bento, Joaquim Aldeia Gonçalves, Plácido Ranha Silva Souto, António Carlos Rocha Lages. Em 2009, editou o Cadernos do Património Vilarmourense II “Dos caiadores aos estucadores e maquetistas vilarmourenses”, da autoria de Paulo Torres Bento, Joaquim Aldeia Gonçalves, Plácido Ranha Silva Souto, António Carlos Rocha Lages. Em 2011, publicou o Cadernos do Património Vilarmourense III “Álbum de memórias do CIRV”, da autoria de Paulo Torres Bento, Joaquim Aldeia Gonçalves, Plácido Silva Ranha Souto, António Carlos Rocha Lages.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares