9.7 C
Caminha Municipality
Sábado, 27 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Grupo Parlamentar do BE questiona Governo sobre deposição ilegal de resíduos...

Caminha: Grupo Parlamentar do BE questiona Governo sobre deposição ilegal de resíduos na freguesia de Orbacém

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o ministro do Ambiente e Ação Climática sobre a “deposição ilegal de resíduos”, na freguesia de Orbacém.

Em comunicado enviado às redações, o BE especifica que” O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda tomou conhecimento da deposição ilegal de vários tipos de resíduos numa propriedade entre a estrada municipal 526-1 e o caminho da Bouça Nova, no lugar de Zebres, em Orbacém, na União de Freguesias de Gondar e Orbacém, no concelho de Caminha”.

Segundo a população e as denúncias recebidas pelo BE, “estão depositados vários os tipos de resíduos na propriedade junto ao rio Zebres, entulho de obras, louças de casa de banho, eletrodoméstico, placas e restos de madeiras. Este atentado ambiental, depositado por dezenas de camiões, segundo a população o entulho está colocado numa ravina muito próxima do ribeiro de Zebres e onde algumas pedras já caíram no caminho. O entulho está seguro, provisoriamente, por pequenas árvores, que o sustém e o perigo de derrocada até ao caminho da Bouça Nova e ribeiro de Zebres é eminente”, acrescenta o comunicado.

O BE “considera urgente identificar a proveniência exata dos resíduos depositados em local sem qualquer licença para o efeito, apurar responsabilidades e atuar nos termos da lei”, alertando ainda para “a necessidade de proceder à despoluição do local de forma a possibilitar a plena fruição de um ambiente sadio neste local”.

Aquele Grupo Parlamentar quer ainda saber se o ministro do Ambiente e Ação Climática,“tem conhecimento da deposição de resíduos e se vai articular com a Câmara Municipal de Caminha a remoção imediata do entulho”.

Na pergunta dirigida ao governante no passado dia 15, o deputado Pedro Filipe Soares, quer ainda saber que entidades competentes, incluindo o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, foram notificadas e, se foram realizadas ações inspetivas.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares