11.9 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 14 Janeiro, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Farmácias sem máscaras, desinfectantes e álcool

Caminha: Farmácias sem máscaras, desinfectantes e álcool

O aumento da procura por causa do Covid-19 esgotou as máscaras cirúrgicas e os desinfectantes em praticamente todas as farmácias do concelho de Caminha.

O álcool também está a esgotar e segundo os responsáveis das farmácias do concelho não há uma previsão para a reposição do stock.

“Neste momento não podemos avançar com datas porque os fornecedores também não sabem”.

O Jornal C fez uma ronda pelas farmácias do concelho e verificou que apenas duas possuem para venda estes dois produtos. Na Farmácia Beirão Rendeiro em Caminha ainda é possível comprar máscaras mas neste momento o desinfectante está esgotado.

Em Seixas, na Farmácia Sousa é possível comprar desinfectante para as mãos.

Nas restantes farmácias de Caminha e Vila Praia de Âncora tanto as máscaras como o desinfectante estão esgotados e não se sabe quando é que estes produtos estarão disponíveis para venda.

O álcool também começa a escassear na generalidade das farmácias do concelho.

Em todas as farmácias tem sido visível o aumento da procura destes produtos, um aumento que se começou a registar logo que foram anunciados os primeiros casos na Europa, nomeadamente Espanha e Itália.

Apesar da corrida às máscaras e desinfectantes nas farmácias, a Direção-Geral de Saúde continua a recordar que o uso dos protetores faciais não é necessário para a população em geral. Na maior parte dos casos, não faz sentido de todo a utilização de máscaras. Uma pessoa que esteja saudável não tem de as usar. Isso só faz sentido no caso de pessoas que já estejam debilitadas e que saiam à rua para um local onde haja um possível foco de contágio.

As mais recentes indicações das autoridades de saúde dizem que se deve tapar o nariz ou a boca quando se espirra ou tosse, lavar as mãos regularmente com água ou sabão, evitar a partilha de objetos e comida; e manter um maior distanciamento às outras pessoas.

É importante que não haja abraços e beijos, que o cumprimento seja cordial mas sem grande achega. São medidas preventivas que também devem incluir um maior cuidado com a higiene das mãos.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares