A Câmara de Caminha aprovou por unanimidade, na última reunião do executivo, diversos protocolos de âmbito cultural a estabelecer com diversas associações do concelho, no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Cultural e Recreativo. Ao todo foram contempladas 10 associações que vão receber 79.500 euros a distribuir por todas, verba que se destina à realização de diversas atividades culturais e desportivas a realizar durante o presente ano.
Sobre estas propostas, a vereadora Liliana Silva começou por se referir ao regulamento que prevê a atribuição de subsídios às associações, um documento que considerou “dúbio” relativamente aos objetivos claros para atribuição de subsídios.
Relativamente às verbas atribuídas às associações, Liliana Silva considerou que algumas recebem “muito pouco para o trabalho que fazem enquanto outras, pelo menos uma, a Krisálida, recebe muito dinheiro para aquilo que faz.”
Apesar da falta de clareza das propostas, a vereadora da oposição votou favoravelmente, solicitando que da próxima vez as mesmas fossem “mais claras” no que toca aos critérios de atribuição dos valores, pois na sua opinião algumas das associações recebem muito pouco dinheiro, e outras muito para o trabalho que fazem.
Liliana Silva perguntou ainda porque é que nuns casos as verbas eram atribuídas às associações através de protocolo e noutros casos através de subsídio. Em resposta o presidente da Câmara, Rui Lages, explicou que a distinção estava relacionada com os montantes a atribuir.
O autarca aproveitou para dar nota que no âmbito de uma ação intentada contra a Câmara por causa do regulamento de atribuição de subsídios às coletividades, a mesma tinha sido arquivada.
Subsídios
Sociedade Musical Banda Lanhelense
Valor total do subsídio: 19 mil euros – 13.500 para formação musical e 6.400 para renovação/manutenção instrumental
SIRA – Sociedade de Instrução e Recreio Ancorense
Valor do total subsídio: 6.500 euros – 4.000 euros para apoio à programação regular de acordo com o Plano de Atividades; 1.000 euro para apoio à renovação/manutenção de instrumentos do Grupo de Cantares e do Coro SAI’ART e 1.500 euros para a organização do Concurso de Pesca Desportiva
Orfeão de Vila Praia de Âncora
Valor total do subsídio: 6.000 euros – 3.000 para a realização do Concerto da Primavera e de Outono; 3000 para a formação coral.
Krisálida -associação Cultural do Alto Minho
Valor total do subsídio: 16.000 euros – para desenvolvimento de diversas atividades, nomeadamente produção teatral; Festa da Marioneta Luso Galaica; atividades nas freguesias, atividades no âmbito da educação e da coesão social.
GÁRCEA – Associação Cultural Estudantil Agrícola
Valor total do subsídio: 3.000 euros – para apoio à renovação/manutenção de instrumentos; limpeza de trajes e comparticipação na organização do 40º aniversário do Rancho Folclórico Lavradeiras de Gondar.
Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora
Valor total do subsídio: 4.000 euros – para apoio/renovação de instrumentos e fardamento: organização do Encontro de Bombos
Grupo Motard de Vilar de Mouros
Valor total do subsídio: 2.500 euros – para apoio à organização do XIX Encontro Motard de Vilar de Mouros.
Casa do Povo de Lanhelas
Valor total do subsídio: 2.500 euros – para apoio ao grupo de teatro amador; manutenção das instalações, camarins e espaço cénico.
Sporting Club Caminhense
Valor total do subsídio: 15 mil euros – para apoio à realização da Regata Remo Jovem; Rowers Fest e VII Travessia de Remo de Mar.
Desnível Positivo
Valor total do subsídio: 5.000 euros – para apoio à realização da V edição do Trail Noturno Montes de Santo Antão.