14.2 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 24 Maio, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Equipa de sapadores florestais desenvolve atividade intensa por todo o concelho

Caminha: Equipa de sapadores florestais desenvolve atividade intensa por todo o concelho

A equipa de Sapadores Florestais ao serviço do Município tem desenvolvido uma atividade intensa, cobrindo dezenas de hectares, por todo o concelho. Neste momento, a equipa está a trabalhar na freguesia de Seixas, tendo já realizado várias ações de limpeza da zona de monte, com objetivo preventivo e de proteção do aglomerado populacional.

A atividade em curso em Seixas ocorre num quadro idêntico aos que têm sido desenvolvidos noutras freguesias. Em causa está uma área considerável. Trata-se de ações fundamentais sempre, mas que assumem ainda mais relevância antes do verão e numa altura em que as temperaturas são já elevadas. O Presidente da Câmara esteve há dias na freguesia, acompanhando o trabalho ali realizado.

Refira-se que durante o ano de 2023, e até à presente data a equipa de Sapadores Florestais 25-111 ao serviço do Município no âmbito do protocolo estabelecido com a Associação de Produtores Florestais do Vale do Minho efetuou trabalhos no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios em diversas freguesias de concelho.

No contexto dos trabalhos definidos pelo Gabinete Técnico Florestal, a equipa de Sapadores Florestais realizou trabalhos de gestão de combustíveis em áreas diversas, nas freguesias de Vila Praia de Âncora, União de Freguesias de Moledo e Cristelo, Seixas, Dem e Vile, contabilizando um total de cerca de 20 hectares.

Entre outros: trabalhos de gestão de combustíveis em terrenos da freguesia de Seixas, em torno de vários aglomerados; limpeza no estradão de Bulhente e limpeza em torno do Ponto de Água; ações de gestão de combustíveis em zonas críticas para a defesa de alguns aglomerados na União de Freguesias de Moledo e Cristelo e limpeza e desobstrução de caminhos florestais com importância estratégica na Defesa da Floresta Contra Incêndios; limpeza do parque de merendas do Perrinchão e zona envolvente: apoio à realização de queimas de sobrantes; participação em ações de fogo controlado em áreas definidas no âmbito do serviço público definido pelo ICNF onde foi possível fazer a gestão de combustíveis em cerca de 35 hectares de Rede Primária e preparação de terrenos para diversas ações de reflorestação.

Foram realizadas também intervenções em diversos troços da rede viária florestal, com limpeza e abertura de faixa de gestão de combustíveis para desobstrução das vias, de forma a facilitar a circulação sobretudo aos meios de combate a incêndios e também aos meios durante as ações de vigilância.

No âmbito do serviço público definido pelo ICNF, foram já efetuados trabalhos de gestão de combustíveis em torno de alguns aglomerados e também na rede viária florestal em áreas do baldio de Venade e Arga de S. João, Arga de Baixo e num total de cerca de 15 hectares.

Salientar também que, durante o período critico de incêndios que se aproxima, a equipa irá efetuar ações de vigilância armada fixa (Local Estratégico de Estacionamento na Senhora das Neves, Dem) e móvel, na tentativa de minimizar todas a eventuais ocorrências que venham a surgir nos meses mais críticos.

Durante o restante do ano 2023 a equipa de Sapadores Florestais continuará a levar a cabo os trabalhos planificados no âmbito do trabalho definido pelo Município e no âmbito dos trabalhos de serviço público definidos pelo ICNF.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares