17.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Drive-In Vilar de Mouros com cinema, música e humor, de 27...

Caminha: Drive-In Vilar de Mouros com cinema, música e humor, de 27 a 30 de agosto

Atendendo às diretrizes do Ministério da Cultura, que visam levar a Cultura para as ruas de forma segura e acessível a todos, valorizando o património natural e cultural, o Município de Caminha organiza o evento Drive-In Vilar de Mouros.

Vilar de Mouros está umbilicalmente ligado à história da música: foi lá criado o primeiro festival de música da península ibérica em 1965 e, desde então, é encarado como o santuário nacional da música, que atrai milhares de turistas anualmente, que procuram conhecer a sua história, o recinto e sentir as vibrações daquele espaço e do palco, criado em 1982 de forma permanente, que até hoje se mantém inalterado.

Com o objetivo de manter a ligação à música e cultura, valorizando o património imaterial da freguesia, o Drive-In Vilar de Mouros pretende envolver as forças vivas e artísticas do concelho cumprindo todas as diretrizes de segurança sanitárias recomendadas pela DGS. A decorrer entre os dias 27 e dia 30 de agosto, na freguesia de Vilar de Mouros, concelho de Caminha, o projeto visa levar cultura aos habitantes e turistas da região, num ano em que o festival EDP Vilar de Mouros não se pode realizar.

Tendo como palco principal o recinto do festival mais antigo da península ibérica, património intrínseco da cultura nacional, o projeto contará com atuações musicais, exibição de filmes, momentos de stand-up comedy e animação de rua.
A envolvência programática constante por parte das entidades e associações culturais locais, escolas e artistas irá levar a que estas entidades assumam o evento como uma montra das atividades culturais do concelho, mostrando assim a todos os visitantes o seu talento.

ACESSOS. BILHETES
O recinto do Drive-In Vilar de Mouros está desenhado para acomodar um total de 150 carros, sendo os acessos efetuados mediante a apresentação de bilhete de entrada, que será atribuído gratuitamente, devendo ser levantado, para cada dia, nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora. Cada bilhete equivale a um veículo, com lotação máxima autorizada de 5 pessoas. A entrada será efectuada por ordem de chegada. As portas do recinto abrem 45 minutos antes da programação diária. O dia 28 de Agosto é dedicado aos motards e a Associação Grupo Motard de Vilar de Mouros irá gerir os acessos ao evento nesse dia tão especial.

SEGURANÇA
O respeito pelas recomendações da DGS quanto ao afastamento social, utilização de máscara em locais fechados e desinfeção de mãos será obrigatório. No contexto deste evento, com a utilização de veículos, o risco de saúde publica é muito reduzido, praticamente sem contacto social com pessoas fora da lotação do veiculo. O controlo de fluxos de trânsito terá o auxílio da GNR no exterior e no interior o apoio de staff para o estacionamento dos veículos, estando os Bombeiros a controlar eventuais focos de problemas.

REFEIÇÕES NO RECINTO
No recinto as refeições serão controladas através de uma aplicação que permite aos utentes pedirem comodamente na sua viatura comida e bebida.

PROGRAMAÇÃO

TIO JEL “SALGUE-SE” . 27 DE AGOSTO . 20H30 . HUMOR
O Tio Jel é uma personagem que surgiu de forma espontânea na Internet e viralizou de uma maneira rápida e transversal, não olhando a Regiões, Idades, Géneros ou Raças. Com o Tio Jel aprendemos os valores da Tolerância, da Amizade, da Comunhão e da Partilha sob o lema da Festa, da Animação, da Música e, claro, do Sal Grosso.
No espaço de 1 ano, o Tio Jel já lançou vários videos que atingiram milhões de visualizações como é o caso de “Sal Grosso”, com música dos Karetus, que já bateu a marca das 3 milhões de visualizações; “Cagar e Andar”, com música de Slamtype, que vai a caminho dos 2 milhões de audições e, durante o confinamento, “Lavar o Cu”, paródia ao som de “I Want to Break Free” dos Queen, com um total de mais de 4 milhões de visualizações nas várias redes onde o Tio Jel está presente. Neste espectáculo de Stand Up Comedy e Música, o Tio Jel brinca com o assunto do momento: A Pandemia do Covid 19, como ela influenciou todo o nosso estilo de vida e quem sabe não está no Sal Grosso a tão desejada cura, tudo num registo Humorístico e de Sátira, onde a máxima é o Clássico: Rir é o melhor Remédio!

BEGIN AGAIN . 27 DE AGOSTO . 22H30 . CINEMA
Gretta, uma cantora e compositora inglesa (Keira Knightley) muda-se para Nova Iorque para viver com o seu namorado americano (Adam Levine, Marron 5) também ele cantor, compositor e uma estrela em ascenção. Após descobrir que este a traiu decide terminar o relacionamento. Em plena crise, um amigo convence-a a cantar num bar, onde é descoberta por um produtor de discos famoso mas em declínio (Mark Ruffalo), que acredita que a pode tornar numa estrela. Um bom filme com uma grande banda sonora.

DEAD CATS DEAD RATS – THE DOORS TRIP LIVE AT THE ISLE OF WIGHT FESTIVAL 1970 28 DE AGOSTO . 20H30 . CONCERTO
“If the doors of perception were cleansed every thing would appear to man as it is, infinite.” William Blake Os Dead Cats, Dead Rats recriam, ao vivo, no Drive-In Vilar de Mouros, o concerto Live at the Isle of Wight Festival 1970 (https://youtu.be/51SAvWieaNc), numa viagem pela obra seminal dos quatro de Los Angeles. Esta “Viagem” é mais do que um tributo, mais do que uma homenagem, é, acima de tudo, um reviver sem caracterização ou maquilhagem, um abrir de portas até que nenhum dos músicos saiba onde ir. O destino é “pairar” pela atmosféra alucinogénica da música de The Doors. Sem pretensão de o conseguir, apenas pelo prazer de o descobrir. E de convidar o público para uma viagem. Celebrar The Doors.

ROCKETMAN . 28 DE AGOSTO . 22H30 . CINEMA
Biopic sobre a vida de Elton John, desde os seus anos como prodígio na Royal Academy of Music, até à sua parceria musical profícua e duradoura com Bernie Taupin,
“Rocketman” mostra também o lado mais vulnerável de um artista brilhante, das lutas com a depressão e dependências, à descoberta e aceitação da sua orientação sexual.
A narrativa decorre através de flashbacks com números musicais elaborados a partir das canções de John, tal como o artista as imaginou durante os momentos cruciais da sua vida. A banda sonora é absolutamente genial e permite levar a obra de Sir Elton John aos que a conhecem mas também a uma nova geração que agora o descobre. O filme recebeu a aclamação dos críticos, com destaque para o desempenho de Taron Egerton no papel principal.

AUREA . 29 DE AGOSTO . 21H00 . CONCERTO
Aurea é uma das artistas mais bem sucedidas de uma nova geração de talentos no panorama musical português. Com uma carreira que começou em 2010 recebeu dois galardões de ouro, um de platina, um de dupla platina e um globo de ouro como melhor intérprete individual.
A voz singular e a presença arrebatadora em palco deram-lhe a possibilidade de trabalhar com artistas de topo, bem como com alguns artistas internacionais como Adam Lambert.
O álbum de estreia “Aurea”, foi lançado em Espanha, Polônia, Itália, Hong Kong e Taiwan. Em “Confessions”, o quarto registo de originais de Aurea, a cantora, intérprete e também compositora, quis registar algumas das histórias e ‘segredos’ que lhe foram confidenciados em vários momentos da sua vida e apresentar uma nova sonoridade.

VARIAÇÕES . 29 DE AGOSTO . 23H00 . CINEMA
O realizador João Maia dedicou mais de 15 anos à materialização deste filme biográfico, em que os últimos anos de vida de António Variações retratam um artista com uma criatividade singular, um dos mais aclamados compositores e cantores nacionais, cujo repertório ainda hoje inspira novas gerações de músicos. Sérgio Praia é o protagonista que nos convida a imergir numa experiência cinematográfica e musical de grande sensibilidade e entrega.

António Variações (António Joaquim Rodrigues Ribeiro) nasceu em 1944, numa aldeia do concelho de Amares (Braga), filho de um casal de camponeses. Muda-se para Lisboa ainda adolescente, cumpre o serviço militar em Angola, viaja por Londres e Amesterdão, onde se torna barbeiro e regressa a Lisboa em 1977, onde trabalha como cabeleireiro, ao mesmo tempo que se dedica à música. Faz-se notar, primeiro, num programa de Júlio Isidro em 1981 e no ano seguinte lança o single de estreia com os temas “Povo que lavas no rio”, de Amália Rodrigues e “Estou além”. O LP “Anjo da Guarda” é lançado em 1983, e inclui os êxitos “É p’ra amanhã” e “O corpo é que paga”.
“Canção de engate”, outro dos seus grandes êxitos, pertence ao seu segundo e último álbum, “Dar & Receber”. António Variações morreu aos 39 anos, em Lisboa, em 1984.

“CONCERTO DE ROCK” PELA BANDA DE MÚSICA DE LANHELAS . 30 DE AGOSTO . 19H30
A Banda de Música de Lanhelas foi fundada oficialmente a 1 de janeiro de 1850. No entanto, existem alguns relatos da existência da, então, chamada “Musica de Lanhelas”, fundada cerca de 20 anos antes desta data. Pela Banda passaram alguns ilustres maestros, como João José da Costa ou José Alves (conhecido como Tenente Alves), que dirigiram a banda até aos anos 70 do século passado. Mais recentemente a banda foi dirigida pelo maestro José Pedro, de Viana do Castelo, e pelo maestro Mota Gomes que estiveram mais de 10 anos a gerir a direção musical da Sociedade Musical.

Por último, dois maestros espanhóis e dois portugueses dirigiram a banda: César Pérez, Feliciano Monteagudo, Márcio Pereira e Estefânio Cunha tendo este último abandonado a Sociedade Musical em 2015. Atualmente, a Banda é dirigida pelo maestro César Pérez, natural de Salceda.

A Banda de Música de Lanhelas aposta fortemente na formação através da Escola de Música João da Costa e Silva, que conta com mais de 50 alunos e 10 professores, distribuídos pelos vários instrumentos e pela formação musical, na qual desde 2017 conta com uma Banda Infantil.

Em anos anteriores, a Sociedade Musical foi responsável pela organização da Orquestra Sinfónica do Alto Minho e da Banda Sinfónica do Alto Minho, trazendo a Lanhelas músicos oriundos dos mais variados pontos do país e de Espanha. A Banda Musical de Lanhelas, através dos tempos, participou em milhares de festividades e em todo o tipo de eventos culturais, como romarias, procissões, concertos, encontros de Bandas, concursos, geminações de Municípios, gravações, receções oficiais, homenagens e atos solenes.

DESGARRADA – CANTIGAS AO DESAFIO POR AUGUSTO CANÁRIO E AMIGOS . 30 DE AGOSTO . 21H00
Augusto Oliveira Gonçalves, mais conhecido por Augusto Canário assume-se um artesão de cantigas porque considera que aquilo que faz, e escreve, são coisas simples, que radicam na singeleza da linguagem popular, das danças, trajes, ritmos e no sentir do povo do Minho.
Tem 28 trabalhos discográficos no mercado, incluindo 9 DVDs gravados ao vivo, um deles, no Brasil. Nove são discos de platina e ouro.
Para este Drive-In, Augusto Canário convida amigos para com eles cantar à desgarrada.

ACADEMIA DE MÚSICA FERNANDES FÃO . AMFF IN CONCERT . 30 DE AGOSTO . 22H30
Todos os anos a AMFF realiza um estágio no final do ano lectivo, com a colaboração de todos os professores, que tem como principal alvo os seus alunos. Provenientes dos diversos agrupamentos com os quais a AMFF tem protocolo, os alunos juntam-se durante o mês de Julho para criar e dar corpo aos espectáculos.
Havendo já realizado o AMFF Rock in Concert, AMFF Eurovisão, AMFF Rock Português, no ano de 2019 o tema escolhido foi o AMFF Vilar de Mouros. Numa escolha delicada, difícil, dada a variedade e excelente qualidade dos artistas que por esse palco já passaram, os temas seleccionados recaíram em nomes como: Joe Cocker, Iggy Pop, The Mission, Waterboys, Kussondulola, Neil Young, Manfred Mann, Guano Apes, Bob Dylan, U2, Skunk Anansie, Peter Gabriel, Iron Maiden, Lamb, The Stranglers, Silence 4, Clã, The Cure, Elton John, The Pretender e James. De salientar que todos os intervenientes no espectáculo estão ou já estiveram ligados à AMFF.
Os arranjos foram orquestrados pelos alunos: José Rodrigues, Carla Pereira, Ricardo Costa,
José Meira, Luís Grego, Leonardo Gonçalves, Ivan Vicente, Beatriz Patrocinio, Alexandre Rodrigues, Bruno Martinho, Micael Matos, João Carneiro, Francisca Lima, Lucas Brito, Joaquim Ribeiro, Catarina Oliveira, João Fernandes, Barbara Rosado, David Felgueiras e Rodrigo Costa. O professor José Paulo Ribeira supervisionou e ajudou na concretização de todos os arranjos.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares