8.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Câmara transferiu 828 mil euros para as freguesias

Caminha: Câmara transferiu 828 mil euros para as freguesias

De acordo com os números preliminares da execução orçamental do ano passado, as 14 Freguesias do concelho de Caminha beneficiaram da transferência direta de € 828.723,85 euros por parte do Município, informou hoje a Câmara em comunicado.

Segundo a autarquia, os valores avançados apontam para um crescimento superior a 50% do valor das transferências, quando comparadas com o ano passado e vêm comprovar a promessa efetuada por Miguel Alves, que preside a autarquia, de apoiar mais as Juntas de Freguesia num ano de crise sanitária, económica e social.

Para o Presidente da Câmara Municipal, “tornou-se imperioso injetar o máximo de liquidez em cada umas das Juntas de Freguesia do concelho de modo a que pudessem apoiar as populações, instituições e empresas com um maior sentido de oportunidade e proximidade. A Câmara confia em todas as Juntas, de todas as cores partidárias e não podia deixar de dar o máximo de ferramentas para que cada uma fizesse melhor o seu trabalho em período pandémico”.

De acordo com a contabilidade provisória da execução das despesas municipais, afirma ainda a Câmara, “que é notório o esforço de dotação das Juntas de capacidade para realizarem despesas correntes, em detrimento das despesas em obras. Na realidade, mais de dois terços das transferências efetuadas pretenderam apoiar as Freguesias nas despesas correntes com subsídios, compra de géneros alimentares, produtos de limpeza e desinfeção ou medicamentos (de acordo com o critério que cada autarquia estabeleceu), tendo o apoio direto a obra dicado pelos 268 mil euros”.

“Aumentamos o apoio direto às Freguesias e não deixamos de fazer obra na maior parte dos seus territórios. Para além do dinheiro que transferimos, continuamos a fazer investimento público em reabilitação urbana, nas escolas, nas redes de abastecimento de água e saneamento básico, na limpeza e jardins, no apoio às associações e empresas, em ecovias e beneficiação de arruamentos. Tratamos do presente mas continuamos a investir no futuro”, sublinha Miguel Alves.

A Câmara Municipal de Caminha prevê aumentar este apoio ao longo do ano, tendo aprovado na última Reunião de Câmara a contração de um empréstimo de curto prazo de 800 mil euros que permitirá adiantar as transferências previstas, para todo o ano, para cada uma das Juntas de Freguesia.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares