14.7 C
Caminha Municipality
Sábado, 20 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Câmara promove campanha de apoio ao comércio local

Caminha: Câmara promove campanha de apoio ao comércio local

A Câmara Municipal de Caminha vai promover uma campanha de entrega de vales no comércio local que permitirá a cada empresário poder dispor de vouchers de cinco euros para consumo num restaurante local, que deverá atribuir a cada cliente que consuma mais de 25euros por comércio, informou a autarquia em nota enviada às redações.

A medida destina-se a apoiar o comércio local, incentiva nele a compra do dia-a-dia e, naturalmente, a restauração do concelho, que terá o incentivo de cinco euros de desconto em refeição. A proposta será apresentada por Miguel Alves e deverá ser aprovada terça-feira, em reunião do Executivo.

Para o Presidente da Câmara, “esta é uma forma imediata de injetarmos liquidez nas contas dos restaurantes, ao mesmo tempo que mobilizamos o comércio tradicional, as pequenas lojas que não puderam ter postas abertas nos últimos meses e que mais sofreram com este e anteriores confinamentos. A economia local está no limite e nós disponibilizamos os nossos recursos no máximo das nossas forças às nossas empresas, famílias e instituições”.

Miguel Alves sublinha a natureza simples e direta do processo, que tem em vista a eficácia da medida: “quem fizer uma compra, num comércio local, acima de 25 euros, tem direito a levar para casa um desconto de cinco euros num dos restaurantes do nosso concelho. Todos os cuidados são poucos mas temos que sair de casa paulatinamente e ajudar a economia das pessoas que conhecemos, que têm os melhores produtos e que fazem parte do equilíbrio económico da nossa terra. Fomos tão longe quanto podíamos com a capacidade financeira que temos”

A proposta que será apreciada e votada terça-feira terá como referência a existência máxima de 100 vales de desconto por restaurante do concelho, sendo distribuídos, em partes iguais, pelo comércio local. Tendo em conta que o Município tem registo de 58 restaurantes no concelho de Caminha, prevê-se que o montante de apoio mobilizado possa rondar os 30 mil euros, montante que deverá ser pago mediante a apresentação de cada vale utilizado.

Esta é mais uma iniciativa da Câmara, de reforço das medidas de combate à disseminação da covid-19, bem como aos seus efeitos económicos e sociais. Desde o início da pandemia, a Câmara Municipal de Caminha tem vindo a desenvolver ações concretas de combate aos seus efeitos sanitários, económicos e sociais. Ao longo dos últimos meses foram implementadas mais de 40 medidas de apoio às pessoas, empresas e instituições do concelho de Caminha, muitas delas ainda no terreno, que têm contribuído para mitigar um dos períodos mais difíceis da nossa história coletiva.

Quer por decisões municipais, quer por despacho do Presidente da Câmara, foram sendo aprovadas diversas medidas que têm permitido atenuar os efeitos desta doença nova que tomou conta do nosso quotidiano, mas torna-se necessário reforçar esses mesmos apoios já determinados de modo a ajudar a superar a situação atual.

“O Município atende a todas as necessidades e, a maior parte delas, através das decisões já tomadas. Mas somos particularmente sensíveis, neste momento, à situação do comércio local que está praticamente fechado desde o início do ano e particularmente limitado há já bastantes meses, à específica condição da restauração que, praticamente desde o primeiro registo de infeção em Portugal, tem estado enormemente condicionada e sem rendimento em várias situações”, sustenta a proposta.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares