10.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Câmara entrega refeições aos bombeiros e alunos carenciados em isolamento profilático

Caminha: Câmara entrega refeições aos bombeiros e alunos carenciados em isolamento profilático

al como aconteceu na primeira vaga da pandemia, a Câmara Municipal de Caminha tem em funcionamento, desde a entrada em vigor das medidas mais duras do atual estado de emergência, um serviço de confeção e entrega de refeições aos bombeiros aquartelados em Caminha e Vila Praia de Âncora, bem como a todos os alunos carenciados que estão em situação de isolamento profilático.

As refeições são confecionadas nas cantinas das Escolas Básicas e Secundárias do Agrupamento Sidónio Pais e entregues por funcionários municipais, de acordo com o protocolo de apoio existente entre a Câmara Municipal e as duas Associações Humanitárias do concelho e na sequência do apoio dado às crianças de famílias desfavorecidas que têm na refeição escolar a única de que beneficiam diariamente. Ao lado desta ação, a Câmara Municipal continua a acompanhar agregados familiares em dificuldades, quer através da entrega de géneros alimentares, quer através da entrega de refeições já confecionadas.

Para Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, “o combate diário não passa só por garantir o funcionamento dos serviços essenciais, nem por pelo esforço de criar as condições para travar a pandemia. Passa também pela vertente social, por apoiar as instituições e as pessoas do concelho em tudo o que é necessário e não há necessidade mais premente que não seja a de alimento. É isso que fazemos através da dedicação dos trabalhadores municipais: preservar a saúde dos nossos cidadãos, a começar pelas crianças que, sem poderem ir à escola, arriscam-se a não ter nenhuma refeição ao longo do dia”. O autarca destaque também a importância da entrega de refeições aos bombeiros: “com o encerramento generalizado dos restaurantes, os bombeiros que estão ao serviço têm dificuldades em obter a sua refeição. Desta forma colmatamos essa necessidade e, de algum modo, apoiamos a instituição porque o fazemos a título gratuito”. Neste momento, o Município está a entregar 16 refeições diárias nos quarteis dos Bombeiros e a apoiar 4 alunos carenciados mas a equipa de confeção e distribuição está preparada para ir mais longe. “Durante a primeira vaga chegamos a distribuir mais de 70 refeições diárias. Se tivermos que o fazer novamente ou ir mais longe, assim será” remata o autarca de Caminha.

A Câmara Municipal de Caminha tem outras iniciativas no terreno como a Rede Complementar de Apoio que leva alimentos e medicamentos a quem os solicite ou apoios financeiros de emergência para quem não consegue pagar contas de eletricidade, água, gás ou rendas habitacionais. Mantém-se também as linhas telefónicas de apoio psicossocial e o apoio financeiro às IPSS.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares