21.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Câmara desconhece as razões da retirada do galardão de ouro à...

Caminha: Câmara desconhece as razões da retirada do galardão de ouro à praia de V.P.Âncora

A vereadora do PSD, Liliana Silva, questionou o executivo na última reunião de Câmara sobre as razões que poderão ter levado a Quercos a retirar à praia de Vila Praia de Âncora, o galardão que lhe conferia qualidade de ouro.

Em resposta à vereadora, Guilherme Lagido, vereador responsável pelo pelouro do ambiente, informou que a Câmara desconhecia as razões que levaram a Quercus a retirar o galardão à praia de Vila Praia de Âncora, sublinhando mesmo que não houve registo de nenhum incidente que levasse a essa mesma retirada.

 

bandeira-azul-vpa

Bandeira Azul em todas as praias

Já no que toca à Bandeira Azul, o concelho de Caminha voltou a fazer o pleno das prais do cocnelho.

A praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros, e as quatro praias oceânicas do concelho – Caminha (Foz do Minho), Forte do Cão (Âncora), Moledo e Vila Praia de Âncora, voltaram a ser galardoadas este ano com a Bandeira Azul da Europa.

É o reconhecimento da qualidade, mas também do esforço continuado, desenvolvido durante todo o ano, que agora nos permite chegar mais uma vez ao objetivo e para todas as praias candidatadas. Um ano diferente, mas com a qualidade de sempre e devido à pandemia da COVID 19, o tema da Bandeira Azul este ano é: “De volta ao mar, com a atitude de mudar”.

Em 2015, pela primeira vez em 26 anos, desde que a Bandeira Azul era atribuída, o concelho de Caminha conseguiu conquistar a Bandeira Azul nas quatro praias marítimas, incluindo a de Vila Praia de Âncora nas praias galardoadas. Em 2018 atingiu-se outro importante patamar, com o sucesso da candidatura da praia das Azenhas, em Vilar de Mouros. Em 2019 voltou a ser “tudo azul” e em 2020 repete-se: cinco candidaturas – cinco Bandeiras Azuis.

As distinções deste ano foram hoje apresentadas em conferência de imprensa no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras. “A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre”, refere a própria organização, a propósito do significado do galardão.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares