Arrancam hoje na freguesia de Lanhelas, as comemorações do centenário do Lanhelas Futebol Clube. Fundado a 17 de Janeiro de 1925, o clube teve como principal promotor Ilídio Manuel Couto, que juntou pessoas da freguesia que em conjunto trabalharam e criaram o clube. O Lanhelas Futebol Clube é uma associação desportiva, tendo como objeto a promoção do desporto em geral, e do Futebol em Particular.
Clube histórico do distrito de Viana do Castelo, tem no seu palmarés uma Taça da AFVC, na temporada 1976/1977, uma participação na taça de Portugal em 1985/1986, e ao longo da sua história temporadas a lutar pelos títulos nas competições em que participou, e tem conseguido algumas promoções nas diferentes competições da AFVC.
Caraterizado, historicamente no futebol distrital como clube muito difícil de bater, sobretudo no seu estádio, o Estádio Ilídio Couto, estádio a que já se apelidou de “Bombonera Minhota”. Ainda que nos últimos anos não tenha o fulgor de outros tempos, é um clube que marca os seus atletas de uma forma que eles próprios dizem não saber explicar, apenas que é um clube diferente.
As comemorações arrancaram esta manhã com uma salva de morteiros. O programa prossegue no sábado com o hastear da bandeira na sede do Lanhelas Futebol Clube pelas 10h30. Segue-se um momento musical com a Banda de Lanhelas, com percurso até à Casa do Povo de Lanhelas. Às 11 horas será servido um verde de honra.
No domingo, dia 19, haverá missa na Igreja Paroquial de Lanhelas pelas 10h30 em memória de todos os associados, diretores e atletas falecidos do Lanhelas Futebol Clube.
De seguida haverá uma romagem ao cemitério.
As comemorações prosseguem no sábado dia 25 de janeiro com a abertura, pelas 17 horas, na Casa do Povo, da exposição do centenário do clube.
No domingo, 26 de janeiro no estádio Ilídio Couto será inaugurada uma placa evocativa do centenário ao que se seguirá uma visita ao estádio.
Mas as comemorações não se ficam por aqui, e no sábado, 15 de fevereiro, no estádio Ilídio Couto haverá um jogo de futebol entre o Lanhelas e o Cerveira.
As comemorações do centenário terminam em Março, com a realização de uma tertúlia sobre os 100 anos de história do clube, em data a anunciar.