14.4 C
Caminha Municipality
Sábado, 10 Maio, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Agrupamento de Escolas Sidónio Pais de Caminha é o mais inclusivo...

Caminha: Agrupamento de Escolas Sidónio Pais de Caminha é o mais inclusivo de Portugal

O Agrupamento de Escolas Sidónio Pais de Caminha foi a primeiro classificado do ranking nacional de escolas do ensino secundário no recém-criado indicador de “Equidade”, que permite aferir os níveis de sucesso educativo dos alunos de condições socioeconómicas mais vulneráveis. O sucesso neste indicador orgulha todo o concelho e coloca a escola secundária pública de Caminha como a mais inclusiva de Portugal.

A notícia, divulgada no final da última semana, veio reconhecer a importância de todo o trabalho que tem sido desenvolvido pelos diversos agentes que intervêm no processo educativo, um trabalho colaborativo, de compromisso e de aposta sempre crescente, que o tempo de pandemia obrigou ainda a reforçar.

Ouvida pelos media, a Diretora do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, a Professora Maria Esteves, mostrou-se orgulhosa pelos resultados obtidos, especialmente neste indicador, tendo em conta a natureza do concelho, onde cerca de 40 por cento dos alunos beneficiam da Ação Social Escolar.

Para a responsável, este sucesso é também mais um pretexto para a escola repensar a Educação e a forma como se relaciona com os alunos.
“Esta é uma escola pequena em tamanho, mas grande em futuro” – as palavras são do aluno Eduardo Carvalho, ouvido pela Rádio Renascença. É um dos “responsáveis” pelos resultados obtidos no ranking da Equidade. Aluno de nota 20, destaca o ensino de proximidade e as relações que se estabelecem com os docentes, de amizade até, como as grandes vantagens de uma escola que, sublinha, ensina os conteúdos, mas também “nos ensina a ser homens e mulheres”.

Ouvido ainda pela estação, o Coordenador do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, Professor Joaquim Celestino Ribeiro, aponta mais um fator para o sucesso alcançado, destacando a importância do Poder Local, que “faz a diferença”. O docente sublinha a boa articulação institucional a este nível, que, defende, foi ainda mais importante em tempo de pandemia, permitindo superar as carências acrescidas, num esforço para disponibilizar o que era necessário para os alunos.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares