23.1 C
Caminha Municipality
Sábado, 12 Outubro, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloCâmara Municipal adjudicou concurso público para consolidação do Parque Empresarial de Lanheses

Câmara Municipal adjudicou concurso público para consolidação do Parque Empresarial de Lanheses

A Câmara Municipal de Viana do Castelo adjudicou, em reunião de executivo, o concurso público de “Consolidação do Parque Empresarial de Lanheses”. A empreitada foi adjudicada pelo valor de 1.913.845,98 euros integra a política municipal de valorização e qualificação dos parques empresariais do concelho.

A empreitada diz respeito à última fase de ampliação do Parque Empresarial de Lanheses e integra a construção de um novo arruamento e dos acessos e infraestruturação para lotes para instalação de novas empresas já previstas ou em construção para aquela área. A obra integra igualmente a reposição e normalização das águas pluviais da zona e tem um prazo de execução de 180 dias.

Esta ampliação dá resposta à dinâmica empresarial e industrial registada nos últimos anos no concelho, onde Viana do Castelo tem sido um bom exemplo de acolhimento empresarial visto que, nos últimos dois anos, tem tido um grande incremento de investimento quer local quer internacional com a fixação de muitas empresas em Viana do Castelo, com redução do desemprego em 38 % e a criação de cerca de 1.900 novos empregos, graças à estratégia proactiva criada em torno dos incentivos de acolhimento empresarial implementados por este executivo.

Esta semana, o relatório “Norte Estrutura” integrava Viana do Castelo como um dos oito municípios do norte do país que mais exportou, em 2016, ao alcançar 4,0% do valor total das exportações da região que atingiram os 20,5 mil milhões de euros. Viana do Castelo, que é um dos concelhos mais exportadores do país e a quinta capital de distrito mais exportadora do país, regista igualmente um superavit anual entre importações e exportações de cerca de 240 milhões de euros e, no sistema de incentivo ao Portugal 2020, acusa uma das melhores taxas de absorção de financiamento para novos projetos e novas empresas que vão do sector hoteleiro ao industrial.

De sublinhar que esta empreitada vai juntar-se a um outro investimento que nasceu de um acordo de entendimento entre a Infraestruturas de Portugal e a Câmara Municipal de Viana do Castelo para requalificar a ER305, que liga a A27 ao Parque Empresarial de Lanheses, integra o Programa de Valorização das Áreas Empresariais e que implica a execução da requalificação do traçado, num investimento a ronda os 200 mil euros e que integra a criação de uma rotunda.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares