9.7 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoCâmara de Viana obriga ao encerramento compulsivo de fábrica de papel

Câmara de Viana obriga ao encerramento compulsivo de fábrica de papel

Uma fábrica de papel localizada na freguesia de Perre, em Viana do Castelo, com 75 anos de atividade vai ser hoje compulsivamente encerrada pela Câmara Municipal. O problema foi levado ontem ao final do dia à reunião do executivo camarário vianense pelo PSD. O vereador social democrata, Eduardo Teixeira, lembrou que em causa estão 5 postos de trabalho.

O presidente da Câmara de Viana, José Maria Costa, justificou o encerramento compulsivo da fábrica com o facto de estar a trabalhar ilegalmente e de a autarquia ter uma decisão do tribunal que obriga àquela medida. O autarca explicou que há 9 anos que a Câmara está a tentar sensibilizar os proprietários para a necessidade de legalizar a produção da fábrica para cumprir a legislação, nomeadamente na área ambiental, mas como não conseguiu resultados, não tem outra alternativa senão decretar o seu encerramento. A Fábrica de Papel de Perre poderá voltar a abrir portas se entretanto regularizar a sua situação.

O PSD levou à reunião de Câmara uma proposta para a isenção das taxas de licenciamento na publicidade a todas as empresas daquele concelho, mas a medida acabou por não ter qualquer efeito porque, como anunciou o presidente de Câmara, essas taxas já não são pagas há mais de um ano.

O socialista José Maria Costa aproveitou a vontade dos vereadores de eliminarem as taxas de publicidade cobradas às empresas para propor a eliminação dessas mesmas taxas cobradas a todos os estabelecimentos comerciais que se encontram nas estradas nacionais.

O PSD liderado por Eduardo Teixeira apresentou também uma proposta para tentar alterar o atual regimento municipal de Viana, de forma a que as reuniões de Câmara voltassem a ser às segundas-feiras, às 5 horas da tarde. Proposta que acabou por ser chumbada pela maioria socialista.
O presidente de Câmara justificou o chumbo da proposta de alteração do regimento municipal com a atual legislação em vigor.

A vereadora comunista Ilda Figueiredo aproveitou a reunião do executivo para fazer um balanço da primeira sessão de trabalho em que recebeu alguns munícipes na Câmara Municipal, que lhe deram conta sobretudo de problemas relacionados com a rede de saneamento e com o mau estado de algumas artérias.

A Câmara de Viana do Castelo, reunida ontem ao final do dia, aprovou um subsídio de 15 mil euros a atribuir à VianaFestas para, em colaboração com a Associação Empresarial da cidade, proceder à iluminação de Natal das ruas da capital do distrito.

Foi ainda aprovado um subsídio de 12 mil euros para um concerto que o fadista  Carlos do Carmo vai dar no dia 23 de Novembro no Centro Cultural de Viana do Castelo.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares