Acaba de ser aprovada em reunião de câmara desta terça-feira, a atribuição de refeições nas cantinas escolares do concelho às equipas dos Bombeiros Voluntários
Reconhecendo a coragem, a abnegação e a humanidade de homens e mulheres que, desprovidos de benefícios monetários, estão ao serviço da segurança das suas populações, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira decidiu reforçar os apoios que procuram dignificar algumas das rotinas mais básicas do dia-à-dia dos elementos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira.
Desta forma, entre 15 de maio a 31 de outubro – período durante o qual são ativadas as fases BRAVO, CHARLIE e DELTA do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais –, as equipas destacadas pela corporação cerveirense passam a usufruir de refeições, à hora de almoço, nas cantinas escolares do concelho. De sublinhar que, pela importância subjacente, esta medida será igualmente extensiva a períodos excecionais ativados pela Proteção Civil Municipal e/ou Distrital.
O modo de funcionamento para aplicação deste apoio será previamente articulado com o Comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, no sentido de precaver todas as circunstâncias.
De recordar que, em 2015, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira decidiu criar um Regulamento de Concessão de Regalias Sociais à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, com o objetivo de reconhecer o meritório trabalho desempenhado pelos ‘soldados da paz’, bem como incentivar o voluntariado.