19.7 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 15 Outubro, 2024
spot_img
InícioDistritoMelgaçoC.M. Melgaço exige explicações à ministra Assunção Cristas

C.M. Melgaço exige explicações à ministra Assunção Cristas

A Câmara de Melgaço exige que a ministra Assunção Cristas venha a público explicar a razão da pressa em alargar a produção do vinho alvarinho a toda a região dos vinhos verdes.

Numa carta dirigida à ministra da Agricultura, o autarca de Melgaço, Manoel Baptista, pede explicações sobre os fundamentos que estão na base da decisão.

O autarca re-afirma, na missiva, a sua oposição ao alargamento da zona de produção do alvarinho:

Considerando que foi criado um grupo de trabalho para debater esta questão, sem que fosse apresenta qualquer fundamentação técnica que justificasse o fim do regime de singularidade da Sub-região, o Presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Baptista, denuncia aquilo que diz ser a estratégia dos grandes interesses económicos da região dos Vinhos Verdes.

O autarca pede tempo para serem tomadas decisões ponderadas:

Com a convicção de que a Sub-região de Monção e Melgaço não configura qualquer restrição ao sector de produção da casta alvarinho, plantada actualmente em todo o país, o autarca acrescenta que a massificação da produção de Alvarinho apenas conduzirá ao seu desprestigio e à sua transformação em apenas mais um vinho branco produzido em Portugal.

Juntamente com esta exposição seguiu, para conhecimento da Ministra, do Secretário de Estado da Agricultura e do Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, uma cópia do abaixo assinado de contestação ao alargamento, que, e reunindo já mais de três mil assinaturas, continua em circulação na Sub-Região.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares