12.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 18 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoBispo de Viana do Castelo pede «ajuda fraterna» para comunidade que perdeu...

Bispo de Viana do Castelo pede «ajuda fraterna» para comunidade que perdeu igreja para as chamas

O bispo de Viana do Castelo apelou hoje ao apoio à comunidade católica da Paróquia de Lavradas, em Ponte da Barca, cuja igreja foi esta madrugada completamente destruída por um incêndio.

Na sua mensagem, enviada à Agência ECCLESIA, D. Anacleto Oliveira solicita a “ajuda fraterna” de toda a diocese para esta paróquia “irmã”.

“Mostremos, nesta hora, como diocesanos de Viana do Castelo, que estamos unidos a Jesus Cristo e, através d’Ele, a todas as pessoas que fazem parte desta comunidade e que atravessam um momento difícil. Façamo-lo através da comunhão que nos une como cristãos da mesma Diocese e como cidadãos do mesmo país”, pode ler-se.

O alerta sobre este incêndio foi dado perto das cinco da manhã, mas quando os bombeiros chegaram ao local já não havia nada a fazer, a igreja tinha sido completamente tomada pelas chamas.

A única divisão que foi possível preservar do fogo foi a zona da sacristia.

Por agora, a comunidade católica local vai passar a celebrar a Eucaristia na sede da Junta de Freguesia e da Associação Lavradas.

Quanto aos trabalhos de reconstrução da igreja, datada do século XVII, a autarquia de Ponte da Barca vai realizar uma análise técnica da fachada e das paredes laterais, para verificar a melhor forma de levar a cabo os trabalhos de reabilitação.

Ao incêndio acorreram cerca de 30 elementos dos corpos de bombeiros de Ponte da Barca, Ponte de Lima e Arcos de Valdevez.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares