11.4 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraBienal de Cerveira: "De casa para o Mundo"

Bienal de Cerveira: “De casa para o Mundo”

António Victorino D’Almeida, António Pinho Vargas, Inês Badalo e Sérgio Azevedo são alguns dos compositores que se unem ao projeto artístico inédito “De casa para um mundo…”. Nomes bem conhecidos das artes visuais, da literatura contemporânea e agora da música, apresentam, na XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira, obras coletivas criadas à distância e em tempos de pandemia.

No total serão apresentadas 15 obras de 15 escritores + 15 artistas plásticos, as quais serão acompanhadas de pequenas composições de 15 músicos, colocando em diálogo criadores que não se podem encontrar, mas que podem comunicar através da arte.
“Neste projeto, que surgiu logo nos primeiros dias do confinamento, é de sublinhar a participação voluntária e dialogante de três formas de expressão artística – a literatura, as artes plásticas e a agora a música – que em breve se apresentarão ao público de forma criativa e questionadora”, explicam os criadores do projeto, Manuel de Novaes Cabral e Sobral Centeno.
A autores como Pedro Calapez, Albuquerque Mendes, Capicua ou Gonçalo M. Tavares juntam-se agora, por sugestão de Paula Freire, natural de Vila Nova de Cerveira, os compositores Ana Seara, Pedro Pinto Figueiredo, Sara Carvalho, Nuno Peixoto de Pinho, Jaime Reis, Ângela da Ponte, Inês Badalo, António Pinho Vargas, Carlos Marecos, Francisco Monteiro, Carlos Caires, Sérgio Azevedo, Isabel Pires, Luís Soldado e António Victorino D’Almeida.
Com curadoria de Fátima Lambert, a exposição “De casa para um mundo” será apresentada ao público na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, integrando o programa expositivo da XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira. A iniciativa conta, ainda, com a colaboração dos Designers Beatriz Horta Correia, Francisco Providência, Joana Machado, Miguel Gaspar e Nuno Coutinho.
De recordar que a bienal de arte mais antiga do país e da Península Ibérica assinala os seus 42 anos com o tema “Diversidade-Investigação. O Complexo Espaço da Comunicação pela Arte”.

 

ARTISTAS REPRESENTADOS:
Capicua, Albuquerque Mendes e Ana Seara
Afonso Reis Cabral, Ana Fonseca e Pedro Pinto Figueiredo
Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Ana Pérez-Quiroga e Sara Carvalho
Bernardo Pinto de Almeida, António Olaio e Nuno Peixoto de Pinho
Pedro Eiras, Avelino Sá e Jaime Reis
João Gesta, Cristina Ataíde e Ângela da Ponte
Paulo José Miranda, Francisco Laranjo e Inês Badalo
Francisco Duarte Mangas, Graça Pereira Coutinho e António Pinho Vargas
Maria do Rosário Pedreira, Isaque Pinheiro e Carlos Marecos
Rosa Alice Branco, Susana Piteira e Francisco Monteiro
Nuno Higino, Jorge Abade e Carlos Caires
Gonçalo M. Tavares, Pedro Calapez e Sérgio Azevedo
Hugo Mezena, Pedro Tudela e Isabel Pires
Manuel Novaes Cabral, Sobral Centeno e Luís Soldado
Filipa Leal, Zulmiro de Carvalho e António Victorino D’Almeida

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares