15.5 C
Caminha Municipality

BE questiona Governo sobre degradação de tribunais do distrito de Viana do Castelo

Data:

O Bloco de Esquerda (BE) de Viana do Castelo revelou hoje ter questionado o Governo sobre a “degradação generalizada e profundamente preocupante” dos tribunais do distrito.

Em comunicado, o BE alertou que “o relatório anual de atividades da Comarca de Viana do Castelo de 2025” revela problemas “ao nível dos recursos humanos, infraestruturas, equipamentos e segurança”.

O Bloco sublinhou que, apesar de uma portaria de 2019 “prever um quadro de 174 oficiais de justiça, apenas 134 se encontravam efetivamente em funções no final de 2025, subsistindo 20 lugares por preencher, aos quais acrescem aposentações recentes e previsíveis e a ausência total dos dois técnicos de informática previstos”.

“Esta realidade coloca em risco o regular funcionamento dos serviços e potencia situações de rutura”, observou.

Segundo o Bloco de Esquerda, em Viana do Castelo verificam-se “infiltrações graves e persistentes no Palácio da Justiça, que já provocaram a ruína parcial de tetos e a inoperacionalidade de salas de audiência, bem como problemas de acessibilidade no interior das salas”.

“No denominado Palácio dos Cunhas, subsistem ainda problemas graves ao nível da climatização, humidade e risco de queda de elementos estruturais, colocando em perigo pessoas e bens”, acrescentou.

Os bloquistas apontaram ainda o caso de Arcos de Valdevez, onde “o edifício apresenta patologias profundas, com infiltrações generalizadas, degradação da cobertura com necessidade de substituição e ausência de condições de acessibilidade nas salas de audiência para pessoas com mobilidade reduzida”.

Em Caminha, há “graves deficiências nas instalações sanitárias destinadas ao público, sem condições de acessibilidade, bem como degradação acentuada de áreas de arquivo, exigindo intervenções urgentes ao nível de ventilação, pavimentos e segurança”.

Em Melgaço, “persistem falhas críticas ao nível dos acessos, com portas automáticas sujeitas a bloqueios frequentes devido a falhas de energia, comprometendo a entrada e saída do edifício, a par da ausência de meios adequados de segurança”.

No concelho de Monção, “mantém-se por resolver a total falta de acessibilidade para cidadãos com mobilidade reduzida, sendo necessária a instalação de meios mecânicos de acesso, a par de outras intervenções estruturais e da ausência de dispositivos de segurança”.

Por sua vez, em Ponte da Barca, há “risco de queda de elementos da fachada, infiltrações que afetam estruturas e instalações elétricas, degradação de tetos falsos e inexistência de acessibilidade adequada nas salas de audiência”.

Ponte de Lima apresenta “múltiplas patologias, incluindo abatimentos na cobertura com risco de novas infiltrações, fissuras estruturais, degradação de pavimentos e inexistência de acessibilidade nas salas de audiência”.

“Em Valença, apesar de intervenções recentes, persistem infiltrações, deficiências na cobertura e caixilharia, ausência de espaços adequados para utentes do Ministério Público e falta de acessibilidade nas salas de audiência”, descreveu o BE.

Em Vila Nova de Cerveira, “mantêm-se carências ao nível da segurança e inexistência de acessibilidade adequada nas salas de audiência”.

Em Paredes de Coura, “subsiste a ausência de infraestruturas adequadas para detenção de arguidos, bem como falta de segurança permanente e inexistência de equipamentos de deteção”.

“Ao cenário descrito acrescem fragilidades transversais ao nível da segurança – com insuficiência de vigilância humana e ausência de equipamentos essenciais como pórticos detetores de metais, bem como carências significativas de equipamentos técnicos, sistemas de gravação e meios logísticos”, descreveu o Bloco de Esquerda.

Assim, o BE quer que o Governo diga se tem conhecimento das situações relatadas, que medidas urgentes pretende adotar e qual o plano existente para o reforço urgente dos recursos humanos.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Valença: Feira do Livro regressa ao Jardim Municipal de 21 a 26 de abril

Valença prepara-se para acolher mais uma edição da Feira...

Valença: Dois detidos por tráfico de droga em operação transfronteiriça

A GNR de Valença deteve na sexta-feira, numa operação...

Obra da EB de Caminha adjudicada por mais de 1 milhão de euros

A Câmara de Caminha aprovou ontem por unanimidade na...