Vai avançar a obra de recuperação da Duna dos Caldeirões que, em Vila Praia de Âncora, foi destruída no Inverno passado pela força do mar. A intervenção acaba de ser lançada em concurso público com o preço base de 415 mil euros e a autarquia local espera que esteja no terreno até ao final do ano.
Em declarações à Rádio Caminha, o presidente da Câmara, Miguel Alves, explicou que a empreitada, a cargo da Polis Litoral Norte, é a segunda fase do reforço e protecção dos sistemas dunares e de renaturalização das áreas degradadas da foz do rio Âncora. Contudo, não houve consenso entre a Polis Litoral Norte e a autarquia em relação ao teor da intervenção.
Sem acordo sobre a melhor opção para a reconstrução do cordão dunar em Vila Praia de Âncora, vai avançar uma intervenção de menor dimensão.
A destruição da Duna dos Caldeirões, no Inverno passado em Vila Praia de Âncora, pôs em risco os ecossistemas locais ao inundar o sapal do rio Âncora com água salgada, mas também o campo de futebol do Âncora Praia e algumas habitações que existem no local.