A aldeia de Gondar, no concelho de Caminha, com pouco mais de 200 habitantes foi até agora abastecida com água que pertencia à própria freguesia, graças a um sistema monitorizado pela Junta de Freguesia. Mas, a partir de Janeiro tudo vai mudar por imposição da directiva Comunitária conhecida como Quadro da Água, que estabelece que o abastecimento de água seja coordenado pela Câmara de Caminha.
Os habitantes de Gondar estão preocupados, temem que até ao início do próximo ano a transição não seja feita e, por isso, pela voz do presidente da União de Freguesias de Gondar e Orbacém, José Cunha, expuseram o problema ao executivo camarário, que se deslocou ao local no âmbito das reuniões de Câmara descentralizadas.
Respondeu o vice-presidente, Guilherme Lagido, garantindo que a situação será normalizada até ao final do ano e que em 2015 o abastecimento de água em baixa a Gondar já será coordenado pela Câmara Municipal.
A revisão do Plano Director Municipal (PDM) é outra questão que preocupa os habitantes de Gondar e Orbacém. O presidente da Junta voltou a confrontar o executivo camarário sobre um processo que já leva mais de uma década.