10.8 C
Caminha Municipality

Autarquia de Cerveira investe 4ME na melhoria e extensão da rede de água e saneamento

Data:

O Município de Vila Nova de Cerveira vai avançar, nos próximos dois anos, com um investimento na ordem dos 4 milhões de euros na remodelação da rede de abastecimento de água existente, no reforço do serviço de abastecimento de água e na extensão do saneamento a populações ainda não servidas do concelho. Intervenção de larga escala (mais de 50km de condutas) tem impacto positivo em quase toda a população cerveirense, resultado de candidaturas ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

No total, são oito os projetos de execução já sinalizados pela Câmara Municipal em 2017, e que acabam de ser aprovados em sede de reunião camarária, com a pretensão de dotar o concelho de mais e melhores infraestruturas de abastecimento de água e saneamento.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, “este é um investimento estrutural, que dá pouco nas vistas, mas necessário para o concelho”. “Para continuar a garantir um abastecimento com a quantidade necessária e a qualidade de serviço com padrões elevados que os Cerveirenses necessitam e merecem, torna-se fundamental a concretização destes projetos. Teremos de fazer um esforço significativo para assegurar a contrapartida nacional do investimento”, assegura Fernando Nogueira.
Uma das intervenções com maior impacto é a remodelação da rede de abastecimento de água ao longo da Estrada Nacional 13, desde Vila Meã a Gondarém, uma necessidade premente devido à elevada degradação da infraestrutura que culmina em constantes ruturas.
No que ainda diz respeito ao abastecimento de água, há três projetos de execução de ligação alta/baixa a reservatórios, que garantem a total cobertura do concelho a médio/longo prazo, nomeadamente nas freguesias de Candemil, Cornes, Covas, Gondar, Mentrestido e Sapardos; bem como assegurar o reforço de abastecimento de água e drenagem de águas residuais no Polo II da Zona Industrial e nos polígonos de iniciativa privada.
Acresce ao nível de saneamento básico, a sua implementação na freguesia de Sopo, através de rede gravítica; a modernização de infraestruturas existentes e ampliação do serviço de saneamento de águas residuais a populações ainda não servidas na área de influência do subsistema de Vila Nova de Cerveira, designadamente o aglomerado populacional das freguesias de Vila Nova de Cerveira e Loivo.
De realçar que estes projetos de execução já foram submetidos ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos), totalizando um investimento de 4 milhões de euros.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

GNR deteve até novembro mais de 12.500 condutores sob efeito do álcool

 A GNR deteve até 30 de novembro 12.506 pessoas...

Seis distritos de Portugal continental sob aviso laranja devido a agitação marítima

Seis distritos de Portugal continental vão estar sob aviso...

Retomadas buscas por três pescadores após naufrágio em Caminha

As buscas ao largo de Caminha pelos três pescadores...

Interrompidas buscas pelos três pescadores desaparecidos após naufrágio numa zona rochosa da Ínsua

As buscas pelos três pescadores que desapareceram na sequência...