14.6 C
Caminha Municipality
Sábado, 14 Junho, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaAutarcas lamentam encerramento de 3 escolas em Caminha

Autarcas lamentam encerramento de 3 escolas em Caminha

“Um mal menor”. É desta forma que o presidente da União de Freguesias de Azevedo e Venade classifica o encerramento do jardim de infância local. Isto se as crianças forem transferidas para a escola básica de Venade, porque caso contrário o autarca António Amorim considera que a medida irá provocar stress e desgaste a crianças e pais.

O concelho de Caminha vai ficar sem 3 escolas no âmbito do reordenamento da rede escolar que propõe o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino que sejam frequentados por menos de 20 alunos.

Assim vai acontecer com o Jardim de Infância de Venade. Assim vai acontecer com o jardim de infância e escola básica de Riba de Âncora. As populações daquelas aldeias do concelho de Caminha acompanham a situação com alguma preocupação. É o que se passa em Riba de Âncora, como confessou à Rádio Caminha o presidente da Junta, Paulo Alvarenga.

Recorde-se que o objectivo do Ministério da Educação era transferir as crianças do jardim de infância e da escola básica de Riba de Âncora para o centro escolar de Dem e as do jardim de infância de Venade para Moledo. Em desacordo, e para tentar minorar o problema, o executivo camarário caminhense apresentou uma contra-proposta entretanto validada em reunião de Câmara mas que aguarda agora aprovação do Ministério.

Ana São João, vereadora com o pelouro da Educação a revelar a contra-proposta que a Câmara de Caminha fez ao Ministério da Educação em relação à transferência dos alunos das 3 escolas que vão encerrar no próximo ano lectivo no município caminhense.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares