9.7 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloAutarca de Viana pede priorização para corredor atlântico

Autarca de Viana pede priorização para corredor atlântico

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Presidente das Cidades Atlânticas, José Maria Costa, marcou hoje presença na assembleia geral das Cidades do Atlântico, em Cherbourg, França, num encontro que visou debater a “Inovação como o impulso para o desenvolvimento urbano”, numa co-organização com a Comunidade de Aglomeração de Cotentin. O autarca vianense marcou presença como orador no workshop dedicado aos “Sistemas de Inovação: indústria, ciência e sociedade civil”.

Na sua intervenção, José Maria Costa pretendeu dar enfoque à necessidade de melhorar a conetividade das cidades atlânticas e à necessidade de priorizar o Corredor Atlântico como eixo vertebrador. O edil considera que priorizar o Corredor Atlântico é uma forma de conetar as cidades que este inclui, promovendo a interconetividade das áreas logísticas e dos centros de produção.

O Corredor Atlântico estabelece a ligação entre os portos marítimos de Sines, Setúbal, Lisboa, Aveiro e Leixões, em Portugal, Algeciras, Bilbao e Pasajes, em Espanha, Baiona, Nantes, La Rochelle e Le Havre, assim como aos portos fluviais de Bordéus, Rouen e Strasburgo, em França. Da mesma forma,< permite ligar as capitais dos parceiros, Lisboa, Madrid e Paris, ao leste de França, a Mannheim e subsequentemente às regiões norte e oriental da Europa.

É ainda parte do corredor homónimo integrado na Rede Core da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e está ligado ao Corredor Mediterrâneo, em Madrid e em Saragoça, e ao Corredor do Mar do Norte-Mediterrâneo, em Paris e Metz.

Recorde-se que José Maria Costa é Presidente da rede das Cidades do Arco Atlântico, entidade que foi criada em 2000 e que representa mais de 200 autoridades locais da costa atlântica europeia que se relacionam, diretamente, com as diversas instituições comunitárias, para a afetação de fundos estruturais da Comissão Europeia, do grupo URBAN do Parlamento Europeu e do Programa INTERREG Espaço Atlântico.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares