16.5 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 9 Maio, 2025
spot_img
InícioNotíciasDistritoAutarca de Viana do Castelo congratula-se com anúncio da canonização de Frei...

Autarca de Viana do Castelo congratula-se com anúncio da canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula-se com o anúncio da canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires, considerando que esta é “uma grande notícia para a Igreja Portuguesa, para a Diocese de Viana do Castelo e para a população vianense, que tem um grande carinho por esta ilustre figura”.

José Maria Costa afirma que foi “com grande alegria e emoção” que tomou conhecimento da declaração de Sua Santidade, o Papa Francisco, em declarar Santo D. Frei Bartolomeu dos Mártires. “Hoje é um grande dia para a Igreja portuguesa e em particular para a Diocese de Viana do Castelo”, indicou.

“D. Frei Bartolomeu dos Mártires amou profundamente Viana e quis ficar sepultado em Viana do Castelo. Hoje, o povo de Viana e o povo da nossa Ribeira estão em festa, pois tem uma enorme devoção e carinho por este novo Santo que, para eles, já o era há muitos anos”, considerou.

O Papa promulgou hoje o decreto relativo à canonização de D. Frei Bartolomeu dos Mártires (1514-1590), bispo português natural de Lisboa e que foi responsável pelo território que compreende hoje as dioceses de Braga, Viana do Castelo, de Bragança-Miranda e de Vila Real.

Em janeiro de 2016, o Papa Francisco já tinha autorizado a canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires sem a necessidade de um novo milagre atribuído à intercessão do futuro santo português, num processo denominado como canonização equipolente.

Recorde-se que, em maio, o Município de Viana do Castelo apresentou um fac-símile que assinalou os 400 anos da 1ª edição da obra “VIDA DE DOM FREI BERTOLAMEV DOS MARTYRES”. A obra original, datada de 1619 e da autoria de Frei Luís de Sousa, foi assim reeditada pelo Município, tendo o autarca garantido que “o povo de Viana não esquece Dom Frei”.

José Maria Costa defendeu, na altura, que Bartolomeu dos Mártires é uma figura ímpar na história da cidade e do concelho, que marcou de forma indelével a Igreja Católica e que, ainda hoje, mais de quinhentos anos depois do seu nascimento, é motivo de devoção para muitos vianenses.

Frei Bartolomeu dos Mártires viveu no século XVI e distinguiu-se pela sua relevante intervenção no Concílio de Trento, tendo ficado conhecido pelo seu cariz reivindicativo e simples. A 23 de fevereiro de 1582 renunciou ao arcebispado e recolheu-se ao convento dominicano da Santa Cruz, também conhecido por Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, nascido por seu empenho em 1561 para favorecer os estudos eclesiásticos e a pregação. Morreu nesse convento a 16 de julho de 1590, reconhecido e aclamado pelo povo como o “Arcebispo Santo”, pai dos pobres e dos enfermos. O seu túmulo, situado no altar da Igreja de S. Domingos, é, por isso, ainda hoje venerado.

Foi declarado venerável por Gregório XVI em 23 de março de 1845. O Papa João Paulo II reconheceu, em 7 de julho de 2001, o milagre proposto para a sua beatificação, ocorrida a 4 de novembro desse ano: dia litúrgico de S. Carlos Borromeu, com quem trabalhou arduamente na prossecução dos objetivos do Concilio de Trento. A Igreja evoca-o a 18 de julho.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares