No tempo que antecede o “período antes da ordem do dia” da última assembleia municipal de Caminha realizada no Cine-Teatro Valadares, o presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Carlos Castro, apresentou um voto de agradecimento e louvor à Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora da Bonança que decorreram em Vila Praia de Âncora de 1 a 11 de Setembro.
O voto de louvor elogiava a participação das “freguesias do Vale do Âncora e Afife, associações e coletividades e todos os que direta ou indiretamente estiveram envolvidos na grandiosa festa em honra da nossa senhora padroeira dos homens do mar”.
A simples intenção de elogiar o grande trabalho da Comissão de Festas e enaltecer a grande quantidade de jovens que participaram na sua organização (algo que não é muito comum nos dias de hoje) acabou por dividir as bancadas do Partido Socialista e do Concelho Em Primeiro. A socialista Paula Aldeia considerou que o voto de louvor “peca por defeito” ao esquecer o agradecimento à Câmara Municipal de Caminha e restantes freguesias do concelho que participaram na organização e no cortejo etnográfico daquela festividade.
Ricardo Cunha, da Coligação O Concelho em Primeiro, não deixou de comentar a intervenção da deputada socialista, dizendo que “sem comissão de festas não haveria festa” e que “não podemos colar as festas à política”.
Antes da votação, o presidente da mesa da Assembleia Municipal, Manuel Luís Martins, deu oportunidade para o documento ser alterado mas não foi feita qualquer alteração. O voto de louvor e agradecimento foi então aprovado com 17 votos a favor e 18 abstenções.
Na sua declaração de voto, Miguel Gonçalves, presidente da Junta da União de Freguesias de Caminha e Vilarelho, voltou a frisar que o documento poderia ser alterado para incluir todas as freguesias do concelho.
Antes da segunda declaração de voto, do deputado Celestino Ribeiro, o presidente da mesa da Assembleia Municipal questionou Carlos Castro se o documento em sua posse era diferente do documento apresentado. Carlos Castro fez então um esclarecimento, admitindo o erro e que se poderiam acrescentar todas as freguesias do concelho.
Carlos Castro referiu ainda que a Câmara Municipal de Caminha não iria ser incluída na retificação, uma vez que a própria junta de freguesia de Vila praia de Âncora também não estava incluída.
Após acordo, o documento foi então retificado e sujeito a nova votação, sendo aprovado por unanimidade.