A Assembleia Municipal de Viana do Castelo já aprovou o Plano de Actividades e Orçamento para 2016, que ascende aos 67 milhões de euros. O documento aposta no acolhimento empresarial, reabilitação urbana, áreas sociais, economia do mar, coesão territorial, educação e cultura.
O Orçamento Municipal de Viana do Castelo para o ano 2016 revela um pequeno aumento para 62 777 974 euros, na expectativa de receita proveniente de financiamentos comunitários para alguns projectos apresentados às respectivas autoridades de gestão que estão identificados no nosso plano de investimentos.
Em comunicado, o Município de Viana do Castelo recorda que reduziu significativamente o passivo de curto prazo, bem como o passivo exigível total, apresentando uma redução de 38% e 28%, respectivamente face a 2010.
No corrente ano verific a-se um pequeno aumento no passivo de médio e longo prazo, a 30 de Setembro, explicando pela contracção e utilização parcial de um novo empréstimo para realização de investimento (aquisição terrenos para áreas empresarias, requalificação escolas e intervenções no litoral), que até 15 Outubro foi utilizado o montante de 2.127.676 euros.
O Passivo Exigível Total, sem a utilização do novo empréstimo, no período entre 31 de Dezembro de 2010 e 15 de Outubro 2015, registou uma queda de 28%.
Assim, o Passivo Exigível Total, no período referido, registou uma queda de 28%, ou seja, de aproximadamente dez milhões de euros, graças a uma gestão muito rigorosa dos dinheiros públicos e de grande esforço na poupança corrente, que permitiu igualmente ao Município reduzir significativamente o passivo de curto prazo em 38% face a 2010.