9.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaSerra d’Arga em Caminha é um dos nove locais onde a prospeção...

Serra d’Arga em Caminha é um dos nove locais onde a prospeção de lítio vai mesmo avançar

A Serra d’Arga em Caminha é um dos nove locais assinalados pelo Governo para uma potencial prospeção e exploração de lítio.

Isto mesmo terá sido praticamente confirmado pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Soares, em resposta às preocupações manifestadas pelas deputadas eleitas por Viana do Castelo, Liliana Silva e Ilda Novo do PSD e CDS/PP.

Segundo a deputada Caminhense Liliana Silva, já não restam grandes dúvidas de que a prospeção de Lítio na Serra d’Arga será uma realidade se nada for feito para travar o processo.

Os concursos para a referida prospeção e exploração deverão avançar em breve e dos doze locais inicialmente sinalizados apenas 3 foram excluídos por serem zonas de área protegida o que não é o caso da Serra d’Arga cuja classificação é posterior ao estudo como explica a deputada.

Se a prospeção e extração de lítio avançar na serra d’Arga, Lilina Silva não tem dúvidas que os impactos serão devastadores e a destruição será maciça.

Para a deputada social democrata está não é uma questão partidária e só a união poderá travar este processo destruidor deste território.

Ainda que o ministro tenha deixado ontem a garantia que o processo só avançará para a exploração se houver uma declaração de impacto ambiental positiva, isso não deixa descansada a deputada.

Apesar da autorização da prospeção e extração do Lítio ser uma competência do Governo, a deputa considera que as forças vivas do distrito também têm uma palavra a dar sobre esta matéria e paleou à união de esforços para travar este processo.

Contactado o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves remeteu para mais tarde uma declaração sobre esta materia.

 

 

 

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares