12.2 C
Caminha Municipality
Segunda-feira, 23 Novembro, 2020
Início Distrito Caminha Serra d’Arga em Caminha é um dos nove locais onde a prospeção...

Serra d’Arga em Caminha é um dos nove locais onde a prospeção de lítio vai mesmo avançar

A Serra d’Arga em Caminha é um dos nove locais assinalados pelo Governo para uma potencial prospeção e exploração de lítio.

Isto mesmo terá sido praticamente confirmado pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Soares, em resposta às preocupações manifestadas pelas deputadas eleitas por Viana do Castelo, Liliana Silva e Ilda Novo do PSD e CDS/PP.

Segundo a deputada Caminhense Liliana Silva, já não restam grandes dúvidas de que a prospeção de Lítio na Serra d’Arga será uma realidade se nada for feito para travar o processo.

Os concursos para a referida prospeção e exploração deverão avançar em breve e dos doze locais inicialmente sinalizados apenas 3 foram excluídos por serem zonas de área protegida o que não é o caso da Serra d’Arga cuja classificação é posterior ao estudo como explica a deputada.

Se a prospeção e extração de lítio avançar na serra d’Arga, Lilina Silva não tem dúvidas que os impactos serão devastadores e a destruição será maciça.

Para a deputada social democrata está não é uma questão partidária e só a união poderá travar este processo destruidor deste território.

Ainda que o ministro tenha deixado ontem a garantia que o processo só avançará para a exploração se houver uma declaração de impacto ambiental positiva, isso não deixa descansada a deputada.

Apesar da autorização da prospeção e extração do Lítio ser uma competência do Governo, a deputa considera que as forças vivas do distrito também têm uma palavra a dar sobre esta matéria e paleou à união de esforços para travar este processo.

Contactado o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves remeteu para mais tarde uma declaração sobre esta materia.

 

 

 

 

Cidália Aldeia
Cidália Aldeia
Chefe de Redação
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

Caminha: Albergue e espaço Cowork abre portas em Vila Praia de Âncora no próximo ano

Vila Praia de Âncora vai acolher um projeto pioneiro no concelho de Caminha. André Verde e Patrícia Labandeiro estão a perseguir um sonho com...

Viana do Castelo: Detido por extorsão

A GNR deteve um homem de 43 anos por extorsão no concelho de Viana do Castelo. Em comunicado, o Comando Territorial da GNR de Viana...

Serra d’Arga: “Reflorestar a Cantar”, uma história contada pelo “O Minho”

A iniciativa teve lugar este fim-de-semana, mais precisamente no último sábado, em São Lourenço da Montaria e é contada pelo Jornal "O MINHO". "A ideia...

Covid 19: Unidade Local de Saúde do Alto Minho com 95% de taxa de ocupação

As áreas destinadas ao tratamento de doentes com Covid-19 na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) apresentam esta segunda-feira uma taxa de...