O Executivo Municipal aprovou as Contas e o Relatório de Atividades e Gestão de 2024, com a maior execução de sempre 32,3 milhões de euros.
Em nota de imprensa, a autarquia refere que “fechou o ano com uma receita corrente superior a 26,7 milhões de euros e uma receita de capital, de cerca de 5,4 milhões de euros. A despesa corrente foi de cerca de 21,2 milhões de euros e a despesa de capital, superior a 10,9 milhões de euros. A destacar uma poupança corrente superior a 5 milhões de euros, que foi aplicada na execução de obras.
A dívida orçamental baixou para os 5,3 milhões de euros, com uma redução de cerca de 462 mil euros face ao ano anterior. Transitou uma dívida de capital à banca de 3,3 milhões de euros para os anos seguintes. Em 2024 atingimos o menor prazo médio de pagamentos a fornecedores dos últimos anos, de 11 dias”.
A prestação de contas de 2024 mereceu parecer favorável do Revisor Oficial de Contas (ROC), apresentando a autarquia uma situação económica e financeira equilibrada.
Foram realizados muitos investimentos pelo concelho ao nível das Grandes Opções do Plano (GOP) superiores a 18,7 milhões de euros, nomeadamente em funções sociais, mais de 10 milhões de euros e em funções económicas mais de 4,7 milhões de euros. A Câmara Municipal continuou a dinamizar os programas de apoio ao orçamento familiar e um conjunto de incentivos económicos e fiscais amigos das pessoas e das empresas.
O ano 2024 ficou marcado pela concretização e lançamento de importantes projetos e ações a nível social, cultural, económico, ambiental e governativo por todo o concelho. Foram reforçados as parcerias e os apoios às pessoas, às Juntas de Freguesia, às empresas, às instituições e às associações.
Na educação e conhecimento foram investidos mais de 1,4 milhões de euros.
Na saúde e ação social foram investidos cerca de 778 mil euros.
Na habitação foram investidos cerca de 600 mil euros.
No ordenamento do território foram investidos cerca de 1,8 milhões de euros.
No património e cultura foram investidos mais de 2 milhões de euros.
No desporto, vida saudável e lazer foram investidos mais de 1,6 milhões de euros.
Na rede de infraestruturas básicas e ambiente foram investidos mais de 1,8 milhões de euros.
Na indústria e energia foram investidos mais de 771 mil euros.
Na rede de transportes e comunicações foram investidos cerca de 2,3 milhões de euros.
Na dinamização do setor comercial, empresarial e turístico foram investidos cerca de 1,7 milhões de euros.
A parceria autárquica entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia foi reforçada com um investimento superior a 2,2 milhões de euros.
Na administração geral, segurança e ordem pública foram investidos mais de 1,7 milhões de euros.
Para João Manuel Esteves Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez “𝐀 𝐆𝐞𝐫𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐝𝐞 2024 𝐞 𝐫𝐞𝐟𝐥𝐞𝐱𝐨 𝐝𝐞 𝐮𝐦𝐚 𝐠𝐞𝐬𝐭𝐚𝐨 𝐫𝐞𝐬𝐩𝐨𝐧𝐬𝐚𝐯𝐞𝐥 𝐞 𝐩𝐫𝐨𝐱𝐢𝐦𝐚, 𝐞𝐦 𝐩𝐚𝐫𝐜𝐞𝐫𝐢𝐚 𝐜𝐨𝐦 𝐯𝐚𝐫𝐢𝐚𝐬 𝐞𝐧𝐭𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐞 𝐨𝐬 𝐚𝐫𝐜𝐮𝐞𝐧𝐬𝐞𝐬, 𝐞𝐦 𝐩𝐫𝐨𝐥 𝐝𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐭𝐫𝐮ç𝐚𝐨 𝐝𝐞 𝐮𝐦 𝐜𝐨𝐧𝐜𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐬𝐨𝐥𝐢𝐝𝐚𝐫𝐢𝐨, 𝐢𝐧𝐨𝐯𝐚𝐝𝐨𝐫, 𝐚𝐭𝐫𝐚𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐞 𝐬𝐮𝐬𝐭𝐞𝐧𝐭𝐚𝐯𝐞𝐥 𝐞 𝐜𝐨𝐦 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐨𝐩𝐨𝐫𝐭𝐮𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐭𝐨𝐝𝐨𝐬”.