A Câmara de Arcos de Valdevez avançou na semana passada com a transformação da casa do guarda, no monte de Nossa Senhora do Castelo, em centro interpretativo do território de Santa Cruz, num investimento de 300 mil euros.
Em comunicado hoje enviado, o município do distrito de Viana do Castelo explicou que com a reabilitação do património local do Monte de Nossa Senhora do Castelo “será criada a porta de entrada no “Território de Santa Cruz”, dotada de um centro interpretativo e de receção ao visitante”.
Com a empreitada na casa do guarda e nos anexos, anunciada em maio último, será ainda construído um pavilhão multiusos” e “melhoradas as condições para a prática de atividades de ar livre”, estando “em execução a rede de trilhos e miradouros que abrange toda a área”.
O investimento de 300 mil euros integra Plano de Ação para o Território de Santa Cruz, iniciado em 2018 que prevê a “valorização do potencial humano, a valorização e recuperação do património natural e cultural, das atividades agroalimentares, bem como a promoção do turismo nesta zona do concelho”.
O projeto “Território de Santa Cruz” abrange as freguesias de Jolda Madalena e Rio Cabrão, Miranda, Monte Redondo, Padreiro Salvador e Santa Cristina, Cendufe, Rio Frio, Rio de Moinhos, Salvador, Vilafonche e Parada, Senharei, Sabadim, Eiras e Mei, Padroso e Portela e Extremo.
O projeto pretende transformar aquele território num “espaço destinado a fruição pública, contribuindo para a proteção, valorização e dinamização dos patrimónios naturais e culturais existentes, fomentando o lazer, o turismo e o desenvolvimento sustentável com inovação da base económica produtiva local”.
A requalificação da casa do guarda no Monte Nossa Senhora do Castelo é cofinanciada pelo Fundo Europeu, Programa Operacional PDR2020. Com um investimento elegível de 143.341,90 euros a comparticipação comunitária é de 114.673,52 euros.
Lusa