A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez celebrou um protocolo de apoio, no valor de 6.120,00€, com a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda para comparticipar a realização da “Residência Artística – Oh Gente da Minha Terra”.
No âmbito do Plano de Ação para o Território de Santa Cruz (território Oeste de Arcos de Valdevez) a freguesia de Miranda acolheu um grupo de jovens artistas (atores, músicos, dançarinos) para uma residência artística. Durante essas duas semanas estes jovens, percorreram esta zona do concelho numa recolha de testemunhos, tradições, dizeres, canções… Uma troca de experiências entre pessoas com histórias de vida e realidades completamente diferentes. Estas conversas e interações foram registadas e daí resultará, posteriormente, um documentário.
O projeto nasceu de uma ideia de David Costa, artista queer e multidisciplinar natural da freguesia da Miranda.
Durante a residência procurou-se a construção de objetos artísticos que cruzassem a cultura produzida pela comunidade de Miranda com os conhecimentos, interesses e culturas vividas pelos artistas exteriores a esta comunidade. Atos poéticos onde se misturou cultura popular minhota e cultura queer, tradição e subversão, ruralidade e cosmopolitismo, sacralidade e profanidade. De modo a provar que nestes corpos tudo convive e nada precisa ser morto.
O culminar desta experiência teve lugar dia 30 de junho, no Parque de Merendas da Poça do Couto, com um espetáculo onde participaram também mirandenses. Uma forma de mo