11.8 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 26 Novembro, 2020
Início Distrito Caminha Antoninas de Venade presididas pela Senhora do Minho

Antoninas de Venade presididas pela Senhora do Minho

Anualmente em Venade há a comemoração das Antoninas: a festa da família e do pão, organizada pelos Casais de Sto. António. Durante alguns dias a família é soberana, pois a “sua soberania é indispensável ao bem da sociedade” (João Paulo II, Carta às Famílias).

No ano 2018 a festa teve um sabor diferente, pois foi presidida pelo Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira.

Neste ano as festas ANTONINAS EM VENADE fazem 10 anos que são vividas nestes moldes “familiares” e estão também plenos de novidades, apesar do convite dirigido a todas as famílias ser o mesmo de outros anos: porque não passar estes dias em família, vivendo várias atividades repletas de valores e valor?

A festa começou no domingo, dia 9 com a inauguração de toda a ornamentação da festa: a igreja matriz de Venade fica nestes dias repleta de sacos de pano cheios de centeio, milho e farinha. A inspiração vem da imagem de Santo António, que tem um saco onde guarda o pão que recebe e distribui. Neste ano os manjericos foram substituídos pelos lenços dos trajes das mulheres minhotas, por causa da chegada de uma visita muito especial que “preside” este ano às festividades. No adro e avenida da igreja foram colocadas as bandeiras antoninas, símbolo de festa que chama a atenção de quem passa para a festa que se está a viver.

Na passada segunda-feira, dia 10, em grande júbilo foi recebida a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição do Minho, vinda da Paróquia de Argela. Após a sua chegada foi benzido o novo estandarte com esta invocação mariana. Os grupos corais de Argela e Venade uniram-se para solenizar tão belo momento que antecedeu a Eucaristia na Igreja Paroquial, que se encheu com a beleza dos trajes tradicionais das moças e senhoras do Minho. Nos dias 11 e 12 continua a devoção da trezena de Santo António na igreja.

No dia 13, quinta-feira, memória litúrgica de Santo António e a comemoração dos 90 anos da aparição de Nossa Senhora à Irmã Lúcia, em Tuy, é rezada a oração do terço do rosário e em seguida a Eucaristia solene com sermão, bênção e distribuição do pão antonino pelos presentes e, posteriormente, pelos doentes e enfermos. O sábado 15, é também um dia marcado pelo aniversário de uma aparição de Nossa Senhora à Lúcia, em Fátima, em 1921 e será um dos serões marcantes, já que é celebrada a Eucaristia seguida de procissão de velas. Terminada a procissão, os casais de Santo António fazem a renovação dos votos matrimoniais. A animação nocturna está ao cargo da Academia de Dança e Música Tradicional de Caminha e Vilarelho.

No domingo, dia 16 há uma inovação: as famílias são convidadas a alargar os horizontes e a celebrar o Dia Diocesano da Família em ambiente diocesano: na igreja de S. Domingos, em Viana do Castelo: Às 09horas faz-se o acolhimento, a que se segue a atividade: “uma paróquia = uma família”. O ponto alto da manhã é a Eucaristia presidida pelo Prelado Diocesano, em que será feita homenagem aos casais jubilares. Após o piquenique em família, a tarde é preenchida por música e outras atividades. Às 17:30 as famílias retornam a casa, pois é necessário entregar a imagem peregrina da Senhora da Conceição do Minho à Paróquia de S. Miguel de Azevedo. Com este acto terminam as festas ANTONINAS EM VENADE neste ano 2019.

Cidália Aldeia
Cidália Aldeia
Chefe de Redação
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

Caminha: Lar de Santa Rita aguarda testes aos utentes e funcionárias

O Lar Santa Rita de Cássia situado na freguesia de Vila Praia de Âncora e propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Caminha, está...

V.N.Cerveira: Antigo Posto Fiscal da Carvalha com 12 propostas de reabilitação

Ao abrigo do Programa Revive Natureza, lançado pelo Turismo Fundos, há 12 interessados em reabilitar o Antigo Posto Fiscal da Carvalha, em Campos, para...

País: Bancos alimentares contra a fome arrancam hoje campanha de recolha de alimentos

Os Bancos Alimentares Contra a Fome iniciam esta quinta-feira a tradicional campanha de recolha de alimentos, que durará até 13 de dezembro, para “evitar...

Caminha: Número de desempregados desce ligeiramente segundo o IEFP

O número de inscritos nos Centros de Emprego voltou a baixar em alguns concelhos do Vale do Minho durante o mês de outubro, de...