18.1 C
Caminha Municipality
Sábado, 5 Outubro, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaAM: Plano Estratégico de Reabilitação Urbana do Centro Histórico e Sandia aprovado...

AM: Plano Estratégico de Reabilitação Urbana do Centro Histórico e Sandia aprovado por unanimidade

Com uma extensa ordem de trabalhos, reuniu ontem em sessão ordinária a Assembleia Municipal de Caminha.

Na reunião foram aprovadas diversas propostas relativas a contratos interadministrativos a celebrar entre a Câmara e as diversas juntas de freguesia do concelho, relacionados com os transportes e refeições escolares.

Foram ainda eleitos os representantes da Assembleia Municipal para integrarem a Assembleia Intermunicipal da CIM e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Caminha. Neste dois casos foram apresentadas listas únicas conjuntas compostas por elementos dos 3 grupos parlamentares com assento na AM, nomeadamente PS, PSD e CDU.

Já no tocante à eleição do representante dos presidentes de junta foram apresentadas duas listas, uma do PSD e outra do PS. Venceu com 9 votos a favor a lista apresentada pelo PS. Assim, para representar os presidentes de Junta de Freguesia, foi eleito José Miguel Gonçalves, presidente de Juta de Caminha e Vilarelho. Para substituto foi eleito o presidente da Junta de Freguesia de Riba de Âncora, Paulo Alvarenga.

Nesta reunião foi também aprovado, com 22 votos a favor, 11 contra e 2 abstenções, o acordo a estabelecer entre a Câmara de Caminha e as Águas do Norte S.A.

Em matéria fiscal os deputados aprovaram várias propostas, nomeadamente de lançamento de uma derrama relativa aos lucros tributáveis de 2017; IMI IRS e direitos de passagem.

O plano Estratégico de Reabilitação Urbana e Operação de Reabilitação Urbana para as áreas do Centro Histórico de Caminha e Sandia foi aprovado por unanimidade.

Sobre este ponto as bancadas teceram alguns comentários.

Para o PS, estes dois projetos representam uma oportunidade única de desenvolvimento e melhoria dos espaços urbanos e patrimoniais.

Como referiu a deputada socialista Renata Monteiro o objetivo é tornar o Centro Histórico de Caminha um local mais aprazível para os caminhenses e para quem o vista

Já quanto à Sandia, pretende-se responder a uma reivindicação de décadas da população daquela zona da vila.

O deputado Rui Taxa do PSD chamou a atenção de algumas gralhas contidas no documento e sugeriu a sua correção. O deputado do PSD diz que é importante fazer obra mas também dar vida ao Centro Histórico.

Celestino Ribeiro da CDU lamentou que o assunto não tivesse sido discutido há mais tempo, tendo sido apresentado pelo executivo no limite do prazo.

Excertos da última Assembleia Municipal de Caminha realizada no dia 18 de dezembro no Centro Cultural de Vila Praia de Âncora.

 

 

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares